Folha do Comércio

Destaques:
Você está aqui: Minas Gerais Interior Vale realiza campanha de segurança ferroviária ao longo da EFVM

Vale realiza campanha de segurança ferroviária ao longo da EFVM

Ação marca a Semana Nacional de Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 25 deste mês
Vitória, 22 de setembro de 2011- A Vale realiza de hoje (22) até a próxima semana, campanha de segurança ferroviária em diferentes cidades localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) para orientar a população desses municípios sobre os cuidados que devem ser tomados ao se trafegar próximo à linha férrea, seja de carro, seja de bicicleta, seja de moto e até mesmo a pé.

 A ação, que marca a passagem da Semana Nacional de Trânsito, tem como objetivo reforçar, nessas comunidades, a importância de se conviver de forma harmônica e segura com a ferrovia.
Como parte da campanha de conscientização, a Vale fará a distribuição de folders informativos sobre segurança ferroviária nos municípios de Cariacica (Flexal), Fundão e Baixo Guandu, no Espírito Santo, e nas cidades de Aimorés, Governador Valadares, Conselheiro Pena, Antônio Dias, Belo Oriente (distrito de Cachoeira Escura), Timóteo (no bairro Alegre), Tumiritinga, Rio Piracicaba (no bairro Bicas) e Itabira, em Minas Gerais. Também foram instalados minidoors em todas as cancelas existentes nas passagens em nível – local onde há cruzamento da ferrovia com a rodovia – da EFVM com orientações sobre atitudes seguras que devem ser seguidas por quem passa próximo à linha férrea.

Dicas de segurança ferroviária

- Só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados;
- Antes de atravessar a linha férrea, pare, olhe e escute;
- Não ande ou brinque sobre os trilhos;
- Não estacione seu carro próximo ou sobre a linha férrea;
- Ao ouvir a buzina, fique atento: é sinal de que o trem vai passar;
- Não pule nos engates dos vagões;
- Evite andar a pé ou de bicicleta próximo à ferrovia;
- Não pegue carona nos vagões.

A EFVM

Considerada a ferrovia mais produtiva do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.
Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança.
Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.
Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de primeiro e segundo graus situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.