Folha do Comércio

Destaques:
Você está aqui: Brasil Estados DIA DO PADRE , É AGOSTO - MÊS VOCACIONAL

DIA DO PADRE , É AGOSTO - MÊS VOCACIONAL

Margarida Drumond de Assis

Estamos em 4 de agosto, quando a Igreja celebra o Dia do Padre, data em que se recorda o falecimento de São João Maria Batista Vianney, de Ars – França, o Santo Cura de Ars (1786 – 1859), modelo de simplicidade e fé. É ele o padroeiro desses queridos discípulos e missionários que, no atendimento ao Chamado, se deixaram seduzir pela Palavra e testemunho de vida de Jesus, sendo então ordenados presbíteros - “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi”, vemos em Jo 15, 16. Mas além dessa oportunidade de refletirmos sobre o sacerdócio, agosto é caracterizado como Mês Vocacional, a partir de sua instituição, em 1981, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, quando da presidência de Dom Ivo Lorscheiter, estando Secretário Geral Dom Luciano Mendes de Almeida (1979 – 1987), de quem tive a alegria de lançar Dom Luciano, especial dom de Deus (2010).

Com o mês vocacional, pretendendo-se melhor oportunidade de reflexões e orações para pedir a Deus dedicados e santos sacerdotes para a Igreja e também o despertar de vocações diversas às quais somos convidados - cada um de nós em seu jeito de ser, 2017, por ser ano dedicado a Maria, e aqui no Brasil celebrando os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, São Paulo, temos a CNBB em parceria com a Pastoral Vocacional nos oferecendo tema e lema bem propícios. Por tema, “A exemplo de Maria, discípulos missionários”; e lema, “Eis-me aqui, faça-se”. É, pois, momento de maior vivência cristã nas comunidades, paróquias, em todas as dioceses do Brasil, no seguimento dos exemplos de Maria, primeiro sacrário de Jesus, discípula e modelo de humildade e entrega a uma vida solidária.

Nesse contexto, estejamos atentos às datas específicas com as reflexões de cada semana deste mês: primeiro domingo, Vocação Sacerdotal - dia do padre; segundo domingo, Vocação Familiar - dia dos pais; terceiro domingo, Vocações Religiosas – dia da vida religiosa; e quarto domingo, Vocações Leigas – dia dos ministérios leigos. É mister ressaltar que, sempre que ocorre o quinto domingo, a Igreja celebra o Dia do catequista, essa pessoa dedicada a propagar e a testemunhar a Palavra de Deus, com humildade e espírito de serviço, como ensinou Maria.

 

4 agosto 2017

 

Margarida Drumond possui várias obras editadas, dentre elas Padre Antônio de Urucânia, a sua bênção, Dom Lara: vida de amor, testemunho de caridade e De novo o amor. No momento, prepara o livro sobre Padre Abdala Jorge, já disponibilizando-o em pré-edição, valor promocional. Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; www.margaridadrumond.vai.la Tel. (61) 98607-7680