Folha do Comércio

Destaques:
Você está aqui: Brasil Cotidiano Festival das Baleias em Prado, Bahia

Festival das Baleias em Prado, Bahia

Ações de educação ambiental, palestras, gastronomia, feira de artesanato, exposições fotográficas, shows e turismo ecológico e de aventura são algumas das atrações do 4 o Festival das Baleias, que será realizado entre os dias 06 e 10 de setembro no município de Prado, a 810 quilômetros de Salvador. O evento é realizado pelo Instituto RedeMar, com apoio da Prefeitura Municipal de Prado e do Governo do Estado, através das Secretarias Estaduais de Turismo e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Neta edição, o Festival reforça a preocupação com a conservação da vida marinha, propondo a união de instituições públicas e privadas, de pesquisadores, educadores, estudantes e da sociedade civil em torno do debate sobre a situação dos ecossistemas na zona costeira e marinha e da conscientização sobre a importância da realização de ações pela preservaçãambiental. Mesas redondas e palestras de pesquisadores e ativistas ambientais, presentes no 2º Simpósio do Mar – Conhecer para Preservar, evento acadêmico pioneiro no nordeste, promovido em parceria com a Uneb, reforçarão as discussões sobre os fatores que influenciam na erosão marinha no litoral da Costa das Baleias e no avanço das marés.

Além das atividades acadêmicas e de educação ambiental, quem visitar Prado durante o feriadão de 7 de setembro, desfrutará da cultura, descontração e animação da Arena Jubarte, onde acontecerão os shows das bandas Estakazero, Patchanka, DJ Leandro Rallo, Amy Reggaehouse e Petra e, no espaço Rede Viva Mar Vivo, na Praça da Matriz, das feiras de artesanato e exposições.

De acordo com o presidente do Instituto RedeMar, William Freitas, a escolha do município para sediar esta edição do Festival das Baleias se justifica pela localização privilegiada, com 84 quilômetros de praias, algumas  sem a ação predatória do homem. São lugares paradisíacos, com falésias, recifes de corais e áreas ideais para a prática de mergulho e avistamento de baleias. “Estamos na capital da baleia jubarte, que é uma região propícia ao acasalamento das baleias dessa espécie que vêm para essas áreas litorâneas de águas calmas e mornas, para se hospedar temporariamente, procriar e amamentar seus filhotes”. Ele destaca que, durante o período do Festival, acontecerão diversas oficinas com o objetivo de despertar nos baianos e turistas uma consciência sobre a importância da preservação ambiental marinha. “Essa costa é propícia a esse espetáculo da natureza, onde as baleias saltam e bailam comemorando a vida. Esse é mais um motivo para termos o máximo de pessoas envolvidas nas ações do Festival das Baleias e nas discussões do 2 o Simpósio do Mar”, ressalta.

Durante o Festival, também será realizada a trilha off road de sustentabilidade pelas localidades de Barra do Cahy, Cumuruxatiba e Corumbau e passeios de barco para observação das baleias jubarte. Diogo Medrado, Superintendente da Bahiatursa,   lembra que “a Bahia é o Estado com maior número de destinos para a observação das baleias Jubarte, que proporcionam anualmente, de julho a novembro, um belo espetáculo de acrobacia. Elas são uma maravilha da natureza. Por isso é fundamental que existam eventos que conscientizem a população sobre a importância da preservação e a manutenção do turismo de observação desses mamíferos”.

MAIS INFORMAÇÕES: Rua Lívia Giffone, 162 – Jardim Santa Teresa – 40265-040 Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. – 71 99910-9495