Folha do Comércio

Você está aqui: Vale do Aço Coronel Fabriciano Supermercados e as lojas do shopping fecham só na segunda

Supermercados e as lojas do shopping fecham só na segunda

Postado em 09-02-18 às 10h05

- Açougues, casas de carne, mercearias, sacolões e hortifrútis também estarão de portas abertas em quatro dias de Carnaval -

O setor supermercadista e as lojas do Shopping Vale do Aço não abrirão as portas em apenas um dia neste Carnaval. Com exceção da segunda-feira (12), Dia do Comerciário, quando todo o comércio de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo estará fechado, o mall do centro de compras e o segmento de supermercados – que inclui também açougues, casas de carne, mercearias, sacolões e hortifrútis – funcionarão normalmente no sábado, domingo, terça e quarta-feira. As lojas que cumpriram o Horário Especial do Natal 2017 ficarão fechadas de domingo a quarta, retomando as atividades normais na quinta (15).

Terão folga neste Carnaval apenas os comerciários que trabalharam até mais tarde no último Natal, empregados das chamadas “lojas de rua”. Conforme ressalta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, José Maria Facundes, ao contrário do que popularmente é comentado, o sábado, a terça e a quarta-feira de Carnaval não são feriados disciplinados por lei em Minas Gerais. “No mês de Natal, foram muitas horas a mais trabalhadas, inclusive no domingo, véspera da data. Optamos por compensar esse tempo a mais de portas abertas em dezembro agora, pois sabemos que, historicamente, a Quarta-feira de Cinzas é um dia de muito pouco movimento nas ruas”, explica o dirigente sindical,acrescentando que é facultativo ao lojista que não cumpriu o Horário Especial de Natal abrir na terça e quarta-feira de Carnaval.

Outros setores

Assim como supermercados e estabelecimentos do ramo, lojas de materiais de construção, autopeças e similares, além de casas de noivas, casas de doces, balas e materiais para festas também fecharão na segunda-feira, mas podem abrir as portas nos outros dias de Carnaval. No sábado, domingo, terça e quarta, também funcionam normalmente os serviços básicos à população, como farmácias, padarias e postos de combustíveis. Na segunda-feira (12), Dia do Comerciário, o cinema funcionará normalmente no Shopping, enquanto a Praça de Alimentação estará aberta das 11h às 22h. Outras informações sobre a abertura do comércio neste Carnaval podem se obtidas por meio dos telefones do Sindcomércio nas três principais cidades da região: 3821-9020, 3842-2040 e 3849-4490.