Folha do Comércio

Você está aqui: Vale do Aço Timóteo Corrida de Rua em Timóteo terá participação do Pernas de Aluguel

Corrida de Rua em Timóteo terá participação do Pernas de Aluguel

Postado em 13-04-18 às 11h28

No domingo, 15, sete pessoas com deficiência motora e ou cognitiva participarão do Circuito UNIMED de Corrida de Rua, em suas cadeira de rodas, conduzidas por cerca de 20 condutores voluntários “Pernas de Aluguel”, no percurso de 5km. Além destas, crianças especiais também participarão do circuitinho kids. A prova será realizada a partir das 8 horas, saindo da praça do Coreto, em Timóteo.
O “Pernas de aluguel” é um projeto sem fins lucrativos, que atua nas regiões de Campinas, São Paulo, Hortolândia e Belo Horizonte, oferecendo a cadeirantes de todas as idades a oportunidade de participar de corridas de rua e sentir a emoção atravessar a linha de chegada.
O objetivo do projeto é promover a diversão para pessoas com deficiência e proporcionar aos atletas voluntários a oportunidade de transformar a linha de chegada em algo mais especial que normalmente é.
No Vale do Aço, o Pernas de Aluguel é realizado em parceria com a  Logos Núcleo Integrado de Reabilitação, que atua com serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional para pessoas especiais, principalmente o público infantil, na cidade de Ipatinga. E tem apoio da Pace3 organizadora do Circuito Vale do Aço de Corrida de Rua.
A primeira ação do Penas, na região, foi no ano passado, na etapa Ipatinga do mesmo circuito. Marcados pela emoção, superação e realização de sonhos, tiveram a participação de cinquenta condutores voluntários, dez pessoas com deficiência física e/ou cognitiva nos triciclos, e seis crianças especiais no circuito kids, além de familiares, apoiadores e amigos prestigiando os envolvidos.
“Nesta etapa, a participação será com as cadeiras de rodas e para as próximas esperamos contar com os triciclos. No ano passado tivemos o apoio dos transportes dos triciclos de Campinas a Ipatinga, ficando inviável este ano pela falta de apoio e pelo alto custo. Assim, o interesse é que possamos adquirir triciclos para que possamos participar das três etapas do Circuito (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano), oportunizando a participação de diferentes pessoas com deficiência a ter essa experiência", explicou Cristiane Faria,  sócia da  Logos Núcleo Integrado de Reabilitação.
Voluntários estão idealizando uma campanha para doação de alguns triciclos, e também existe a possibilidade de empresas patrocinarem o equipamento, personalizando-os com nome e cores. "Nosso maior objetivo é oportunizar sempre a participação, a vivência ampliada de mundo. O triciclo é de suma importância para a segurança dos envolvidos. Para essa etapa, teremos que ter um cuidado redobrado e realizar adaptações para conseguirmos participar”, disse Cristiane. “Faremos uma participação menor somente em número de participantes com relação ao ano passado, mas faremos uma festa linda e emocionante como em 2017!”, acrescentou. Além dos pacientes da clínica, esta edição contará com a participação de cadeirantes da Casa da Esperança.
Interessados em conhecer e prestigiar essa ação estão convidados para participarem somando na torcida e vibração. Para apoiar o projeto, entre em contato com Cristiane  pelo telefone da Logos Núcleo Integrado de Reabilitação: 30910444.