Folha do Comércio

Você está aqui: Vale do Aço Timóteo

Timóteo

Abertas as inscrições para casamento comunitário em Timóteo

Postado em 22-02-18 às 21h17

Estão abertas as inscrições para participar do casamento comunitário que será realizado no dia 23 de junho, no Ginásio Iorque José Martins, no Centro Norte de Timóteo (Praça Primeiro de Maio). As inscrições podem ser feitas até o dias 30 de março.
Para participar, os interessados devem procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo para fazer a inscrição ou atualização do cadastro único para programas sociais (CadÚnico).
Preenchidos todos os requisitos exigidos pela lei, o próprio CRASencaminha os documentos para o cartório.
Requisitos
O casamento comunitário está previsto pela lei municipal n° 3.537, de abril de 2017, que tem origem em um projeto de lei, de autoria  do vereador Dr. José Fernando. Para se inscrever, a lei exige, dentre outros requisitos, que o casal seja residente em Timóteo, comprove situação de baixa renda, esteja vivendo em união estável ou tenha filhos, tenha renda mensal de até dois salários mínimos.
Informações
Outras informações sobre o casamento comunitário podem ser obtidas na Câmara Municipal de Timóteo ou em qualquer unidade do Cras.
Endereços
Confira os endereços e telefones das unidades do CRAS de Timóteo.

CRAS Leste
Limoeiro: rua Tuia, 61 – 3847-7645
Macuco: rua Pintagol, 110 – 3845-3385
Alegre: rua 01, 377 – 3848-3419
CRAS Oeste
Cachoeira do Vale: rua Guajajaras, 30 – 3849-3734
CRAS Sudoeste
Vale Verde: rua São Paulo, 2001 (praça Céu) – 3847-8121
CRAS Sul
São José: avenida Acesita, 3150 - 3847-7641

Vereadores de Timóteo debatem projetos que vâo à votação no dia 01

Postado em 22-02-18 às 21h14

Cinco proposições – Sendo dois projetos de lei do Executivo e quatro projetos de resolução – já constam da pauta de votação para a próxima reunião ordinária, que acontecerá no dia 01 de março, a partir das 18 horas, no plenário da Câmara de Timóteo. Os projetos foram analisados durante  a reunião de comissão conjunta realizada na tarde da última terça-feira (20/02) e tiveram votação favorável dos vereadores.
Um dos projetos de lei que será apreciado na reunião ordinária é o PL 4.102, de 16 de fevereiro de 2018, do Executivo Municipal, que “altera dispositivos da Lei n° 3.544, de 24/05/2017, que dispõe sobre a alteração da jornada dos médicos servidores públicos municipais e dá outras providências”. A mudança proposta é a possibilidade de alteração da jornada dos médicos, atualmente fixada em vinte horas semanais, desde que tais servidores realizem, no mínimo, 45 consultas semanais, em, no mínimo, três dias.
Segundo o presidente da Casa Legislativa, Adriano Alvarenga, a proposta de alteração na legislação foi realizada após reunião entre as partes. “Foi um consenso entre os sindicatos dos médicos e a Administração Municipal, de forma que a população não sofra com a falta de atendimento médico”, pontuou.
Outro vereador que participou da reunião entre a Administração e o sindicato, Professor Diogo Siqueira, também é favorável à proposição.
“Esta é uma saída equilibrada, que atende aos interesses da classe médica, do governo e da comunidade”, reiterou.
Consumidor
Também passou pela comissão conjunta o projeto de lei n° 4.103, do Executivo Municipal, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$80 mil para a cobertura de despesas do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMDC). De acordo com a proposição, os recursos do fundo são oriundos das multas
administrativas decorrentes dos processos que tramitam no Procon e podem ser utilizados somente para a otimização dos trabalhos do órgão.
Resolução
Três projetos de resolução tiveram parecer favorável da comissão e seguem para apreciação na próxima reunião ordinária do Legislativo. Um deles (PR n° 455) “altera dispositivos da Resolução n° 366, de 23/09/2015, que dispõe sobre o quadro de pessoal da Câmara Municipal de Timóteo e dá outras providências”. A alteração de que trata o projeto se refere à avaliação de desempenho  pela qual são submetidos os servidores efetivos.
O outro projeto de resolução que teve parecer favorável dos vereadores foi o de n° 453, que dispõe sobre a revisão geral anual da remuneração dos subsídios dos agentes políticos do Poder Legislativo de Timóteo, que está prevista pela Constituição Federal. O índice é de 2,07%.
Câmara Itinerante
Também foi apresentado e aprovado na reunião de comissão o projeto de resolução n° 454, que “altera e acrescenta dispositivo à Resolução n° 380, de 16 de março de 2017, que “disciplina a realização de reuniões
comunitárias e dá outras providências”. A proposição aprovada possibilita a realização de mais de uma reunião comunitária ao mês, tendo em vista que oo projeto original previa a realização de uma apenas.

Comissão visita cemitério para apurar denúncias

Postado em 21-02-18 às 8h54

Os vereadores Geraldo Gualberto, Adriano Alvarenga e Geraldo Moreira (Nanico) estiveram na manhã terça-feira,20, no cemitério Jardim da Saudade, localizado no bairro Santa Maria, em Timóteo. A visita faz parte das ações da comissão especial da qual fazem parte os três vereadores, constituída para apurar denúncias envolvendo irregularidades na gestão do cemitério, como duplicidade na venda de terrenos, invasões, dentre outras.
De acordo com Gualberto, diante de várias denúncias recebidas, foi proposta a criação da comissão para fiscalizar a situação do cemitério. “Recebemos muitas informações sobre irregularidades, como roubo de placas, sepulturas sem corpos, venda de terrenos, dentre outras e decidimos investigar. Durante a visita já pudemos constatar a
veracidade de algumas delas, mas outras só poderão ser esclarecidas ao longo do trabalho”, explicou.
O vereador Geraldo Nanico também comentou sobre a falta de conservação da capela e de limpeza do local, além do calçamento, que tem dificultado o acesso aos túmulos, principalmente de pessoas com deficiência física.
Deliberações
Adriano explicou que após a conclusão dos trabalhos algumas propostas serão encaminhadas para Prefeitura de Timóteo, que administra o local.
“Além de solicitarmos informações à Administração para que possamos apurar as denúncias, faremos algumas sugestões a fim de contribuir para a melhoria da gestão do local, como, por exemplo, a digitalização
do cadastro dos corpos, a realização de um convênio com a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) para que detentos possam fazer a limpeza do cemitério e a revitalização da capela”, afirmou

Coral Infantojuvenil Aperam abre novas vagas

- O Coral Infantojuvenil da Aperam South America abre novas vagas para crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos -

A partir desse mês, serão ofertadas 50 vagas para duas turmas de canto coral: uma para crianças de 8 a 11 anos e outra para adolescentes de 12 a 16 anos. Os ensaios serão às segundas e quartas-feiras e às terças e quintas-feiras, sempre de 18h às 19h30.

Cada grupo terá dois ensaios por semana, que acontecerão na Fundação Aperam Acesita.

As aulas são gratuitas e se iniciam no próximo dia 19 deste mês, sob coordenação e regência da maestrina Josiane Drumond Ulhôa.

Os interessados serão submetidos a um teste de aptidão. As inscrições deverão ser feitas pelo telefone (031) 3849-7744.

Durante as aulas, os alunos terão oportunidade de aprender sobre educação vocal e respiratória, cantar diferentes gêneros musicais, participar de dinâmicas de grupo e atividades de musicalização, bem como representar a Aperam South América, participando das programações e eventos onde a presença deste se fizer necessário.

O Projeto Canto Coral tem como objetivo difundir arte a cultura na região do Vale do Aço. A iniciativa busca ainda incorporar a educação musical à vida de crianças e adolescentes, promovendo a socialização do grupo e despertando suas habilidades para a música e a cultura.

3ª Etapa do Seminário de Aprendizagem

- Ativa prepara alunos para a segunda etapa do ENEM -

Desde a última semana,  a Fundação Aperam Acesita e a Faculdade Única de Timóteo, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, vêm promovendo simulados em forma de aulão para preparação dos alunos para o Enem 2017.

Os alunos são das escolas estaduais: São Sebastião, Professora Hilda de Araújo Osório Zauza, João Cotta e Horto Belém.

A atividade integra a programação da terceira etapa do Seminário de Aprendizagem Ativa, promovido com o objetivo de auxiliar os estudantes que estão se preparando para mais uma fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no próximo domingo.

Em suas duas primeiras fases, o projeto capacitou os educandos para aplicar a metodologia dentro de sala de aula. Agora, nessa nova etapa, está sendo apresentado aos estudantes o Peer Instruction, um método que busca despertar o protagonismo dos alunos em seu processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que estimula a interação da classe.

Durante o aulão, os alunos estão tendo oportunidade de revisar questões que já caíram no Enem. Segundo avaliação dos professores, o desempenho dos alunos foi surpreendente. Todos participaram de forma bem dinâmica de todas atividades, aprendendo e interpretando as questões propostas em sala. Os estudantes discutiram as atividades propostas buscando acertar na solução dos problemas apresentados.

Estão sendo disponibilizadas para os alunos provas com questões de todas as áreas de conhecimento avaliadas pelo Enem (linguagens, códigos, ciências humanas,  matemática e ciências da natureza e suas tecnologias).

Flávia Soares, coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, destaca que a soma dos esforços entre os parceiros realizadores dessa ação figura entre os aspectos mais importantes do trabalho. “O objetivo foi mostrar e trabalhar o método  de forma interativa e dinâmica, aproveitando a oportunidade de se preparar para o Enem, facilitando a aprendizagem dos alunos. Estamos confiantes que, nesta reta final do Enem, muitos alcançarão os resultados esperados”, finaliza

Página 1 de 8