Folha do Comércio

Você está aqui: Vale do Aço Ipatinga

Ipatinga

Ipatinga lança nesta sexta-feira o Programa Mais luz, Mais Segurança

Postado  em 04-01-18

- Apenas no bairro Bom Jardim, quase 50 ruas já estão sendo atendidas -

Nesta sexta-feira (5), às 18h30, no novo Conjunto Habitacional do bairro Bom Jardim, acontece a solenidade de lançamento do Programa “Mais luz, Mais Segurança”, da Prefeitura de Ipatinga, implantado por determinação do prefeito Sebastião Quintão.

O Programa está sendo desenvolvido simultaneamente nos bairros Bom Jardim, Bethânia, Ferroviários e Vila Militar, além do Centro, Morro do Cruzeiro, Morro do São Francisco e as principais artérias viárias da cidade. O objetivo é atender toda a cidade, com substituição das lâmpadas convencionais pelas de LED.

A população está sendo convidada para comparecer ao evento desta sexta-feira, quando terá oportunidade de indicar novos pontos prioritários a serem atendidos com a modernização.

Este é mais um mecanismo de apoio da atual Administração às ações de segurança, com a perspectiva de inibir a criminalidade, já que as novas lâmpadas têm uma eficiência de luminosidade 50% maior que as convencionais, além de não agredirem o meio ambiente. Além disso, a substituição garante mais economia e conforto, pois as luminárias têm uma vida útil de 50 mil horas (50% a mais que as convencionais), o que representa uma economia de 30% aos cofres públicos.

Ao todo já foram instalados 585 pontos de iluminação apenas no bairro Bairro Bom Jardim. No núcleo habitacional que é um dos mais populosos da cidade, o serviço vem sendo executado nas ruas Alecrim, Angélica, Antúrio, Arruda, Avenca, Bonina, Bromélias, Calória, Camélia, Cravina, Damas, Dracena, Esporinha, Extremosa, Flor, Flor de Cedro, Flor de Cerejeira, Flor de Minas, Flor de Seda, Flórida, Glicínia, Jasmim, Jasmim Azul, Jenipapo, João Basílio Gomes, Lilás, Lírio, Malva, Margarida, Mariano Félix, Máximo Rosa,

Novo Jardim, Oscar Gonçalves, Papoula, Perpétua, Prímula, Rosas, Rosa Amarela, Rosa Branca, Rosa Vermelha, Salgueiro, Samambaia, Sempre Viva, Tinhorão, Waldomiro Serafim da Costa e avenida Amazonas.

Número de alunos cresce em Ipatinga

Secretaria de Educação amplia capacidade de atendimento com objetivo de zerar a demanda reprimida que existia em várias faixas etárias Conforme dados computados nesta quinta-feira, 04 até o momento já foram registrados pela Secretaria de Educação de Ipatinga em torno de 24 mil alunos matriculados na rede municipal para o ano letivo de 2018. O número é 26% maior que o registrado no ano passado, quando foram matriculados 19 mil alunos nas escolas locais.

A expectativa é que este total ainda aumente consideravelmente até o final do período de matrículas, que se estende até o próximo dia 19 nos educandários, para os alunos que fizeram o cadastro nos meses de junho e agosto de 2017.

A maioria dos novos matriculados é da Educação Infantil, que atende crianças de 0 a 5 anos, e dos anos iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano.

Boa parte dos alunos incorporados à rede municipal vem da rede privada. Além da crise econômica que afeta várias famílias, estimulando-as a buscar a gratuidade do ensino, também provocam o fenômeno a elevação da qualidade da educação oferecida pelanova gestão da prefeitura.

A oferta de vagas foi ampliada com a disponibilização de turmas de Educação Infantil na Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro, antes usada exclusivamente pelo Centro Centro de Formação de Professores. Além disso, estão sendo abertas quatro novas creches. Localizadas nos bairros Nova Esperança, Bethânia, Vila Formosa e Limoeiro, elas começam a atender as crianças já no ano letivo previsto para iniciar no dia 5 de fevereiro, recebendo cerca de 750 crianças com idade entre 0 a 5

anos. Vários outros educandários da rede municipal também vêm criando novas salas de aula para atender estes novos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação tem ampliado sua capacidade de atendimento com objetivo de zerar a demanda reprimida que existia no município.

Passado o período regular de matrículas escolares, a previsão é que a partir do dia 22 deste mês as escolas onde ainda haja vagas comecem a atender os alunos que estão nas listas de espera.

PMI convoca para testes físicos classificados em Processo Seletivo

Postado em 03-01-18

Através do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DERHU), a Prefeitura de Ipatinga está convocando para a realização de teste de esforço físico, na próxima semana, os candidatos que foram classificados em Processo Seletivo. O teste acontece na área do Kart Clube, no centro, de acordo com o item 6.4 do Edital 01/2017 do IMAM. Os candidatos estão sendo avisados via telegrama.

Para o cargo de Assistente da Educação Especial, o teste físico será na terça-feira,09, começando às 7h30. Para os cargos de Assistente da Educação Infantil, Assistente da Educação Básica, Assistente da Educação Infantil – portador de necessidades especiais e Assistente da Educação Básica - portador de necessidades especiais, o teste vai acontecer na quarta-feira,10, às 7h30.

O candidato deverá comparecer com meia hora de antecedência e seguir alguns critérios para evitar a desclassificação, tais como estar munido do documento único de identidade original de valor legal, que contenha, no mínimo, fotografia, assinatura e filiação.

Também é solicitado pela Secretaria de Educação de Ipatinga que o candidato preste atenção especial ao atestado médico, que deve seguir exatamente as exigências previstas no edital. O atestado deve comprovar que o candidato está apto para ser submetido ao Teste de Esforço Físico, conforme modelo no Anexo VIII do edital.

O documento deve ser emitido em papel timbrado e com carimbo em que constem o nome e o CRM do médico, expedido em data, no máximo retroativa a 20 (vinte) dias da realização do teste de Esforço Físico.

O candidato deve ainda se apresentar com roupa apropriada para a prática desportiva, ou seja, basicamente calção e camiseta ou agasalho e calçando tênis.

Ipatinga realiza 6ª Conferência de Cultura

 

Postado em 03-01-18 às 12h44

A Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e com a participação do Conselho Municipal de Política Cultural, promoveu no mês de dezembro, no auditório da Associação Comercial e Industrial (Aciapi), no Centro, a 6ª Conferência Municipal de Cultura.

Durante o evento, destinado aos mais diversos segmentos do setor, ocorreu a discussão de vários itens do Plano Municipal de Cultura (PMC), além de palestra sobre o assunto a cargo de um consultor especial da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e também da Unesco, José de Oliveira Júnior.

O palestrante comentou que participar da Conferência e poder contribuir para a construção de planos de cultura é gratificante. “O desejo das pessoas em chegar ao plano de cultura em suas cidades, por meio de um diálogo amplo que garanta equidade, é legítimo. Contudo, enriquecer o processo com orientações pode maximizar os resultados. Então, a realização das conferências é fundamental, na medida em que são apontados caminhos”, explica.

Ainda conforme José Júnior, infelizmente em muitas Conferências de Cultura as pessoas não focam realmente no que é necessário, e isso acaba sendo prejudicial a todos. “Este não é o momento exato para se prender em discussão de demandas, mas de planejar ações. Por isso a orientação é importante”, resumiu.

Conselheiros

Durante a assembleia também foram referendados os novos representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), entre efetivos e suplentes indicados nos Fóruns Setoriais.

Entretanto, algumas vagas ainda estão abertas. Para suprir a demanda, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer vai realizar na próxima sexta-feira (05) um Fórum Setorial conjunto para alguns segmentos: Grupos Mantenedores de Festas Tradicionais de Rua, Folclóricas, Literatura, Teatro, Circo e Música.

Novo Fórum

O fórum conjunto acontece na sala de reuniões da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, no terceiro andar da Prefeitura, às 18h deste dia 5 de janeiro.

Vem aí mais uma edição da Colônia de Férias da Usipa

Postado em 02-01-18

Ipatinga- A Usipa promete muita diversão para as crianças e adolescentes do Vale do Aço na segunda quinzena de janeiro (15 a 26), quando ocorre a Super Colônia de Férias do clube. A menos de duas semanas para o evento o clube já anuncia que restam poucas vagas, e em algumas faixas etárias já esgotou.

Preparada para crianças e adolescentes de 3 a 15 anos de idade, a colônia de férias usipense ocorre durante 10 dias no período da tarde. No local os participantes são divididos em grupos por faixa etária e devidamente identificados por cores. Uma equipe de monitores especializados, em sua maioria profissionais ou estudantes de educação física, atuam junto à garotada preparando muitas atividades que garantirão a diversão dentro e fora da água. Entre as mais pedidas estão tirolesa, torta na cara, visita lúdica ao zoo, futebol de sabão, boate teen (para colunis acima de 11 anos) e, claro, o tradicional grito de guerra, momento em que todos os grupos criam uma identidade motivacional que é exibida ao final de cada dia. A equipe que apresentar o melhor grito de guerra recebe ao final da Super Colônia uma surpresa.

Conhecida pelo profissionalismo e qualidade do serviço prestado, a Colônia de Férias da Usipa conta com uma bagagem de 31 edições de sucesso, e a organização do evento já garante que a 32ª edição não será diferente e promete ser ainda melhor. Tudo preparado para garantir as férias inesquecíveis da garotada, num ambiente sadio, com muita segurança e diversão, o que garante a tranquilidade dos pais.

Os colunins recebem uniformes, squeeze do evento, lanche e transporte exclusivo para as cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Cidade Nova.

Você já imaginou seu filho ser um Super Herói?! Se ainda não decidiu qual será a programação dos seus filhos nas férias, a hora é essa! Quem tem super poderes não vai perder!

Serviço

Data: 15 a 26 de janeiro

Inscrições: (31) 3801.4350

Faixa etária: 3 a 15 anos de idade

Página 5 de 44