Folha do Comércio

Você está aqui: Vale do Aço Ipatinga

Ipatinga

Artesãs expõem trabalhos na PMI

Teve início na quarta-feira,09, mais uma exposição de artesãs do município. Elas exibem seus trabalhos diante do prédio da Prefeitura de Ipatinga, na Praça dos Três Poderes. Os interessados devem se apressar, porque o evento, embora repetido por todo o semestre, acontece somente durante três dias a cada mês.

Neste mês de agosto, os produtos estão expostos entre os dias 9 e 11, de 10h às 18h. Há muitas opções para os compradores, desde roupas infantis a panos de prato bordados, bolsas e tapetes, entre outros enfeites.

As barracas montadas são do grupo Artes de Mulheres, do bairro Canaãzinho; CIA da Arte, do Iguaçu; grupo Mulher na Luta pelo Direito na Comunidade, do Veneza II; Fazendo Artes, do Bom Jardim, e Arteiras de Ipatinga, do Canaã.

De acordo com Ana Maria Lindor, artesã há 35 anos, que participa do grupo Artes de Mulheres, “ter um espaço cativo para mostrar o trabalho é muito importante. Aqui diante da Prefeitura o artesanato sempre desperta muito interesse e assim temos como conquistar clientes e auferir um retorno melhor. No meu caso, é minha única fonte de renda”, conta.


Quintão assina convênio para consultas e exames oftalmológicos gratuitos

Herdada de administrações anteriores, fila para atendimento na especialidade tem espera de até oito anos

Uma parceria da Prefeitura de Ipatinga com o Sindicato do Comércio do Vale do Aço (Sindcomércio) e o Serviço Social do Comércio em Minas Gerais (Sesc) permitirá que, a partir deste mês de agosto, aproximadamente 2.000 novos atendimentos na área da Saúde, nas especialidades de Oftalmologia e Odontologia, beneficiem centenas de usuários do sistema público de Saúde do município.

Na manhã desta quarta-feira,09, o prefeito Sebastião Quintão recebeu em seu gabinete a gerente das Unidades Móveis do Sesc em Minas Gerais, Meyre Ribeiro, e o presidente do Sindcomércio Vale do Aço, José Maria Facundes (FOTO), para assinatura do Termo de Convênio da unidade itinerante Med Sesc Oftalmologia. Desde a última segunda-feira,07, o consultório móvel foi estacionado em frente ao prédio da Prefeitura de Ipatinga, preparando-se para receber os pacientes.

Os atendimentos foram agendados pela Secretaria Municipal de Saúde para realização de diagnóstico precoce e controle de patologias e doenças ligadas à visão.

Já no dia 23 chega a Ipatinga a Unidade Móvel OdontoSesc, que oferecerá a cada paciente agendado cerca de 15 atendimentos na área de odontologia. A clínica itinerante possui quatro equipamentos odontológicos com cadeira, instrumental de exame clínico, Raio-X e sala de esterilização. Quatro dentistas trabalharão a prevenção a doenças da boca com a limpeza dental e aplicação de flúor, extração e tratamento de cárie.

 

Mais qualidade de vida

 

Em sua fala, o prefeito Sebastião Quintão ressaltou que “em um momento tão delicado como o atual, com uma situação de calamidade financeira e escassez de recursos na área da Saúde, é muito valioso ter parceiros com iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população”.

“Esta ação conjunta com o Sindcomércio e Sesc” – ele acrescentou – “irá retirar da fila de espera muitos pacientes que já corriam o risco até mesmo de perder completamente a visão. Muitos deles aguardam desde 2009 por uma consulta e exame oftalmológico”. A demanda reprimida do município nesta especialidade é de milhares de usuários.

Para o presidente do Sindcomércio Vale do Aço, José Maria Facundes, a parceria com o poder público traz grandes benefícios para os moradores da cidade.

“O Sindicato sai na vanguarda no quesito social. Nosso objetivo é junto com o prefeito contribuir para que a população mais carente consiga acessar serviços de qualidade, de forma gratuita”, afirmou.

Há poucos dias, a dona de casa, Nair Batista, teve que pagar R$ 100 em uma consulta particular com oftalmologista. “Eu estou tendo muita dificuldade para enxergar. Na última consulta, o médico colocou o aparelho nos meus olhos e detectou que estou com catarata. Eu estava preocupada, mas depois que a Prefeitura me ligou para esse atendimento estou mais animada, com esperança de que consiga minha cirurgia sem ter que pagar”, explicou.

A moradora do bairro Bethânia, dona Janua Coeli Dias, foi outra paciente convocada para os atendimentos de Oftalmologia na unidade móvel, na manhã dessa quarta-feira (09).

“Quando comecei a usar meus óculos, minha visão melhorou muito. Mas, desde 2015 estou aguardando por uma nova consulta na rede pública. Hoje eu venho sentindo dor nos olhos, e coincidentemente o pessoal da Prefeitura me ligou e já estou aqui me preparando para a consulta médica. Lá na minha casa, meu marido tem glaucoma e trata a doença pelo Serviço de Atenção Médica (SAM) da Secretaria Municipal de Saúde. É muito caro um tratamento particular, chega a nove mil reais no caso do meu marido.

A gente tem que aproveitar quando o prefeito traz essas oportunidades boa pro povo, pra cidade”, comemorou.

Sobre os atendimentos e prevenção Os primeiros acolhimentos aos pacientes agendados começam hoje, quarta-feira (9), prosseguindo ainda na quinta (10) e na sexta-feira (11), no hall da Prefeitura. Das 7h30 às 11h e das 13h às 15h30, uma equipe de enfermeiros do Sesc realizou os atendimentos dos usuários com aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Aqueles que são considerados aptos seguem para consulta médica com oftalmologistas.

A Unidade Móvel Med Sesc Oftalmologia conta com um consultório provido de equipamentos para a realização das consultas e exames, além de sala para estoque de materiais.

Além de correção de grau, os exames oftalmológicos são para diagnóstico de glaucoma e catarata. Por dia, serão realizados 40 exames. A equipe especializada da Unidade Móvel é constituída de dois médicos oftalmologistas e dois enfermeiros.



Ipatinga recebe Projeto Sesi no Palco

-“Calango deu!Os causos de dona Nazinha (FOTO)” é um espetáculo teatral baseado na cultura popular mineira -

As comemorações pelos 70 anos do Serviço Social da Indústria - SESI continuam no Vale do Aço com o projeto “Sesi no Palco” que apresenta a peça “Calango deu! Os causos de dona Nazinha”, monólogo de uma contadora de causos (histórias curiosas e engraçadas narradas por figuras típicas do interior) que será exibido, exclusivamente e gratuitamente, aos industriários, nquinta-feira,10, às 20h, no teatro Zélia Olguin.

O projeto consiste em apresentações artísticas de dança, teatro e música com o objetivo de levar aos principais polos e cidades industriais de Minas Gerais mais arte e cultura para o trabalhador da indústria, contribuindo para a qualidade de vida e consequentemente, melhoria na produção e maior competitividade nas empresas.

Em 2017, estão previstas cinco turnês de espetáculos que serão contempladas as onze regionais FIEMG.  A primeira turnê, em março deste ano, aconteceu com sucesso em seis cidades alcançando um público de mais cinco mil pessoas.

Sobre o Espetáculo

Sucesso absoluto de público e crítica, dirigido por Isaac Bernat, Calango deu! – Os causos da Dona Zaninha, primeiro espetáculo da Cia. Caititu, escrito e interpretado por Suzana Nascimento, é uma peça teatral baseada na cultura popular mineira. O monólogo foi construído ao longo de 5 anos por meio de uma pesquisa feita pela atriz e autora, que abrange vocabulário, hábitos, histórias, músicas, crenças; enfim, uma grande celebração à sabedoria popular.

Dona Zaninha é uma guardiã desses ricos acervos de memórias – uma genuína contadora de causos, hilária por seu jeito e seu linguajar, mas profunda com suas “sabências” sobre o tempo. Além de contar surpreendentes causos de amor, de assombração, de padres e beatas, de “semvergonhice”, a personagem também convida a plateia a cantar com seu bandolim, enquanto ensina uma receita ou simpatia. Entre um cafezinho e uma boa cachaça mineira, Dona Zaninha nos conduz a caminhos recheados de humor, poesia e memória.

 

Aciapi e CDL elegem nomes de homenageados do ano

As diretorias da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviço de Ipatinga (Aciapi) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga elegeram na manhã desta quarta-feira (9) os nomes dos homenageados para o Destaque na Comunidade 2017, Destaque Lojista 2017 e Empresário do Ano 2017.

Os nomes vencedores para as premiações deste ano são: Associação dos Portadores de Insuficiência Renal do Vale do Aço (Apirva), para o Destaque na Comunidade; Maria Lúcia Neves Louzada, proprietária das Óticas Visão, para Destaque Lojista e Wallace Barreto Simão, sócio proprietário da WR Construtora, para Empresário do Ano.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, ressalta que os nomes indicados e votados são referência para a classe empresarial e comunidade de Ipatinga. “Os diretores das entidades votaram em nomes criteriosamente indicados, de acordo com a relevância do trabalho desenvolvido para toda a sociedade desta cidade. Os homenageados contém os valores que a Aciapi e CDL presam e exercem”, salienta Cláudio.

Para o presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, as homenagens são importantes instrumentos de reconhecimento da relevância social. “Por meio destes títulos, os membros da Aciapi e CDL destacam os trabalhos valorosos exercidos pelos empresários, lojistas e instituições filantrópicas. Também é uma maneira de incentivar para que continuem desempenhando as tarefas com excelência”, acrescenta José Carlos.

Destaque na Comunidade

Com 14 anos de fundação, a Apirva promove apoio às pessoas com insuficiência renal e, por isso, necessitam do procedimento rotineiro da hemodiálise. A entidade atua nos hospitais junto aos pacientes e acompanhantes.  A equipe da Associação é composta por 60 voluntários que trabalham tanto nos hospitais, quanto na sede da entidade e em eventos beneficentes.

A vice-presidente da Apirva, Maria Aparecida Frasão Barbosa, explica que o tratamento de hemodiálise interfere na rotina da vida do paciente e dar apoio é essencial. “Estes pacientes não têm alta, eles necessitam de passar pelo procedimento duas, três vezes na semana, quatro horas por dia. Isto altera o cotidiano e estas pessoas e familiares necessitam de amparo. Por isso promovemos a pintura em tecido nas sessões de hemodiálise e o acolhimento dos acompanhantes na sede da entidade”, informa.

Para a vice-presidente é uma felicidade a escolha da Associação para a homenagem. “Ficamos muito agradecidos e honrados por receber este título de duas entidades tão renomadas. É uma bela forma de reconhecimento e também de conscientização da sociedade da importância do nosso trabalho”, afirma.

Destaque Lojista

Maria Lúcia Neves Louzada, nascida em Caratinga, abriu a primeira unidade das Óticas Visão em Ipatinga há 31 anos. Desde adolescente a empresária trabalhou no comércio. Por longos anos, atuou em uma importante rede de óticas da região até ser empreendedora.

“Após sair da ótica, decidi abrir o meu próprio negócio. Não foi fácil! No começo as coisas exigem persistência, eu tive e hoje estamos com sete lojas em todo o Vale do Aço e em Governador Valadares. Temos uma equipe de colaboradores de quase 40 funcionários, isso é uma responsabilidade muito grande para nós empresários, ainda mais em um momento econômico complicado como este. Mas, sou uma pessoa otimista e acredito que tudo irá melhorar. O Brasil já passou por situações ainda piores e conseguiu sair”, destaca Maria Lúcia.

A lojista ficou surpresa e agradecida pelo reconhecimento conferido pelas diretorias da Aciapi e CDL. “Esta homenagem vem em um bom momento, para incentivo de toda a equipe das Óticas Visão. O título reconhece não só o meu trabalho, mas de toda mulher empreendedora.

Sabemos que boa parcela do empresariado hoje é mulher. É gratificante perceber este posicionamento das entidades”, pontua Maria Lúcia.

Empresário do Ano

Para o título de Empresário do Ano, as diretorias da Aciapi e CDL elegeram o nome de Wallace Barreto Simão (FOTO), um dos mais importantes empresários do ramo da construção civil do leste de Minas Gerais.

Wallace afirma que o gosto pela relação interpessoal surgiu ainda na adolescência.

“Sempre gostei de negociar, de me relacionar com clientes, fornecedores, pessoas em geral. Com 17 anos eu já fazia compra e venda de café no Espírito Santo. Na região do Vale do Aço atuei por 14 anos como representante comercial da Valemix, empresa de concreto, e sempre tive contato com construtores da região. Neste tempo, tive um ‘intensivão’ e aprendi com os erros e acertos dos empreendedores. Assim, em parceria com minha esposa, Rosângela Simão fundamos a WR Construtora. Vejo que o Vale do Aço está retomando o seu vigor e a construção civil terá um destaque ainda maior”, pontua Wallace.

O empresário se diz honrado com a escolha de seu nome para o título. “Me sinto privilegiado de ter sido eleito pelo colegiado da Aciapi e CDL. Sou o representante do sucesso de toda uma equipe que trabalhou e trabalha muito para estar na posição que a WR ocupa atualmente no mercado”, enfatiza o empresário.



Dia dos Pais: cinco opções de vinhos para todos os bolsos

- Sommelier da Decanter indica rótulos para presentear que vão de R$ 62 a R$ 1.655 -

O Dia dos Pais está chegando, e com a data vem a dúvida: o que dar de presente? Uma boa opção que sempre cai bem é o vinho, que além de aquecer as noites frias de agosto traz benefícios à saúde. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Europeia de Cardiologia, uma taça diária da bebida pode diminuir em até 11% o risco de doenças como gastrite, úlcera e vários tipos de câncer. Sidney Lucas, sommelier da Decanter Blumenau, indica cinco rótulos perfeitos para presentear neste Dia dos Pais. Os preços cabem em todos os bolsos, indo de R$ 62 a R$ 1.655.

O primeiro da lista é o Artero Tempranillo La Mancha 2015 (R$ 62,90), um vinho de cor rubi intensa e muito luminosa. A pureza da fruta vermelha, como groselha e morango, confere ligeiro tom herbáceo à bebida. Macio, de bom corpo, fresco e de muita boa persistência, promete agradar a quem gosta de sabores mais adocicados. Se for cozinhar para o papai, aposte em aves assadas, carne de porco assada ou grelhada, carpaccio bovino, queijos suaves (brie, camembert, edam), sanduíches, fondue e paella com frutos do mar.

Outra ótima pedida é o Estação Douro 214 (R$ 74,60), que tem notas de morangos maduros e pimenta rosa, formando um aroma bastante envolvente. De médio corpo, harmônico e com grande equilíbrio, combina com bacalhau à Gomes de Sá (ao forno com azeite, alho, cebola, azeitonas, ovos e salsinha), aves assadas (peru, codorna, frango e perdiz) e bisteca de porco na brasa.

O Paccamora Nero d’Avola 2014 (R$ 95,40) é outra opção, com violeta e cereja, ameixa e um aceno de pimenta branca. Na boca revela-se envolvente pela maciez dos seus taninos, além de um final elegante e suculento. Cai bem com estufadinho de vitelo, sopa de repolho roxo, linguiça calabresa salteada com brócolis e carne vermelha grelhada.

Já o Brunello di Montalcino 2011 (R$ 424,40) aparece com vibração no nariz dominado de cereja madura, depois caça, alcaçuz e tabaco. O tinto casa com grandes peças de carne assadas, javali braseado servido com polenta, tagliatelle com ragu de marreco selvagem e azeitonas pretas secas.

Para quem não quer economizar no presente, a indicação certeira é o Barolo Monprivato 2011 (R$ 1.655,50), um vinho potente ao nariz. Tem aromas clássicos de húmus, alcatrão, alcaçuz, rosa seca e cereja. Bem proporcionado, cheio de matéria na boca, embora de final austero, combina com tajarin al tartufo bianco, massa fina rica em ovos na manteiga com trufas brancas, polenta con crema di Castelmagno, polenta mole com creme de queijo Castelmagno, brasato al Barolo, carne bovina marinada em vinho Barolo e aromas de especiarias.

 

Decanter

 

Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter.

Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.

Página 44 de 51