Folha do Comércio

Você está aqui: Vale do Aço Ipatinga

Ipatinga

Centro de Biodiversidade da Usipa realiza soltura de seis gaviões

Ipatinga – Seis gaviões-quiriquiri (Falco sparverius) foram devolvidos à natureza, na quarta-feira,08, após cerca de 20 dias em reabilitação. A soltura das aves ocorreu no município de Ipatinga em uma Unidade de Conservação.

Os seis animais foram encontrados ao solo, em locais diferentes, pela população e foram trazidos ao zoológico da Usipa pela Polícia Militar de Meio Ambiente, entre os dias 16 e 25 de outubro. Segundo a bióloga do Cebus, Claudia Diniz, “é possível que os animais tenham ficado atordoados devido à fumaça dos variados incêndios que ocorreram na região e ficaram fracos por não conseguir encontrar comida na mata, sendo assim encontrados no chão pelos moradores”.

No período de permanência no zoo, as aves passaram por cuidados necessários para a recuperação adequada. Passado o período em recinto apropriado, recebendo cuidados veterinários e biológicos, todas se mostraram aptas à soltura.

O acolhimento realizado pelo CEBUS

O acolhimento de animais silvestres em risco de morte é realizado pelo CEBUS por meio do projeto Reabilitação da Fauna Sem Lar. Desde janeiro de 2017, através do convênio com a Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço-Arpava e com o IEF, a instituição passou a receber, tratar, reabilitar e encaminhar esses animais para a soltura, sempre orientada e acompanhada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Este trabalho acontece sempre com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente.

O Quiriquiri é o menor dos falcões e uma das menores aves de rapina do Brasil, ocorrendo em todo o território, exceto em áreas de floresta. Como a maioria das aves de rapina, o quiriquiri captura cobras, lagartos, roedores, morcegos, pardais e filhotes de pombos, ajudando a controlar a população de alguns animais que, na ausência de predadores, podem se tornar pragas indesejáveis em áreas rurais e urbanas.

 

II Jornada de Oncologia promove troca de experiências no combate ao câncer

Ajudar um paciente a travar a batalha contra o câncer exige que a equipe multiprofissional disponha dos melhores recursos. Não apenas em termos de infraestrutura, mas é necessário se manter atualizado para encarar o desafio e maximizar as chances de cura dos pacientes. Uma das oportunidades de troca de experiências entre esses profissionais e para acadêmicos da saúde é a II Jornada de Oncologia do Leste Mineiro, na sexta-feira,10 e no sábado,11. Este ano, o evento traz como tema o “Uso racional de tecnologia no combate ao câncer”.

O evento é uma realização da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas, e do Hospital Márcio Cunha (HMC), por meio da Unidade de Oncologia. Médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e estudantes participam das palestras no auditório da FIEMG, no bairro Horto, em Ipatinga. Entre os principais tópicos contemplados estão tecnologias empregadas nos tratamentos de tumores, como a radioterapia e radiocirurgia, além da imuno-oncologia e terapia alvo.

“As novas tecnologias tem papel fundamental no tratamento do paciente oncológico, mas não substituem a humanização no atendimento e o cuidado humano. Por isso, reunimos a experiência de profissionais de dentro e fora da região para promover a atualização científica e a discussão do uso desses novos recursos com parcimônia”, explica o coordenador médico da unidade de Oncologia, Luciano de Souza Viana.

“Na luta contra o câncer, é fundamental investir também no capital intelectual, por isso, esse evento se consolida como uma oportunidade de networking e de colocar frente a frente os profissionais capacitados para dividir conhecimentos e melhor atender a população local”, destaca Mauro Oscar de Souza Lima, superintendente do Hospital.

A II Jornada de Oncologia do Leste de Minas começa na noite de sexta-feira (10), às 18h30, com palestras sobre tumores no Sistema Nervoso Central. As palestras retomam na manhã de sábado (11), a partir das 9h, com palestras sobre cânceres de mama, próstata e pulmão. Os palestrantes convidados são de hospitais referência em tecnologia no tratamento oncológico em Minas Gerais e São Paulo.

Serviço – II Jornada de Oncologia do Leste de Minas

Sexta-feira (10/11/17), das 18h30 às 21h

Sábado (11/11/17), das 9h às 13h

Auditório FIEMG – Av. Pedro Linhares Gomes, 5431, Horto, Ipatinga/MG

Mais informações:

(31) 9 8685 2012

Programação

Sexta-feira (10/11/17)

Tumores do SNC

·         Alta Tecnologia em Radioterapia das Patologias do SNC. Papel da radiocirurgia e da radioterapia estereotáxica

Dr. Eduardo Weltman, Hospital Israelita Albert Einstein

·         Experiência do Hospital Márcio Cunha para tratamento de doenças malignas e benignas do SNC utilizando alta tecnologia em radioterapia

Dr. Harley Francisco de Oliveira, Hospital Márcio Cunha e USP Ribeirão Preto

Sábado (11/11/17): 9h às 13h

Câncer de mama:

·         Testes moleculares para medicina personalizada no câncer de mama: da prevenção à doença avançada

Dra. Lorena Alves Teixeira, USP Ribeirão Preto

·         Hipofracionamentos: quais as melhores indicações e impactos financeiros no SUS

Dr. Eduardo Weltman, Hospital Israelita Albert Einstein

·         Discussão de caso clínico

Dr. Thayles Vinicius Moraes, Hospital Márcio Cunha

Imuno-oncologia

·         Bases para a Imuno-oncologia. Onde estamos?

Dr. Luciano de Souza Viana, Hospital Márcio Cunha

·         O que o oncologista espera do laudo radiológico na era da imunoterapia?

Dr. Pedro Rafael Martins de Marchi, Hospital de Câncer de Barretos

Câncer de pulmão

·         Avanços da imuno-oncologia e da terapia alvo no câncer de pulmão

Dra. Lorena Alves Teixeira, USP Ribeirão Preto

·         Caso clínico de imunoterapia

Dr. Antônio Olavo Vieira Breijão, Hospital Márcio Cunha

·         Caso clínico de terapia alvo

Dra. Rejane Aparecida Bueno Torres, Hospital Márcio Cunha

Câncer de próstata

·         Atualizações na manipulação hormonal no câncer de próstata avançado

Dr. Daniel de Castro Monteiro, Hospital Madre Teresa e Núcleo Hematologia e Oncologia

 

 

Ipatinga antecipa 1ª parcela do 13°salário

Cerca de 300 prefeitos reunidos em Belo Horizonte, na segunda-feira,06, reclamaram a quitação de débitos acumulados do Estado, que somam cerca de R$ 3 bilhões. Só os atrasos relacionados com a área de saúde somariam R$ 2 bilhões.

Em função dessa conjuntura, a Associação Mineira dos Municípios (AMM) calcula que 70% das cidades não terão como cumprir o compromisso do pagamento do 13º salário.

Ainda diante dessa atmosfera extremamente adversa e desafiadora, o poder Executivo do município de Ipatinga, na pessoa do seu atual prefeito, anunciou nesta terça-feira (7) a antecipação de 50% do 13º salário de 2017. “Não obstante esse arrocho financeiro que sofremos, estamos fazendo tudo para resguardar o interesse do servidor público em exercício”, disse o Executivo.

Ainda conforme o prefeito, o valor da primeira parcela do 13º será creditado nesta quarta-feira,08, juntamente com a folha de pagamento dos servidores referente ao mês de outubro.

Voluntários da Usiminas promovem primeira ação da Campanha de Natal 2017

Os voluntários da Usiminas já estão em plena atividade para a Campanha de Natal 2017. Além do envolvimento interno que acontece em todas as empresas Usiminas pelo Brasil, o grupo de Ipatinga abre a oportunidade para a comunidade contribuir com a ação, que beneficia entidades assistenciais no Vale do Aço. Entre esta quarta-feira,08,  e sexta-feira,10, eles receberão doações na portaria 3 da Usiminas (Bom Retiro – Doap) e cada contribuição será retribuída com uma espécie do Viveiro de Mudas da Usiminas.

O foco neste ano será a arrecadação de leite e cada caixa dará o direito ao recebimento de uma muda. Estarão disponíveis 46 espécies, entre eles arbóreas como Ipê, Jatobá, Mogno e Palmeira, assim como frutíferas, entre elas açaí, graviola, manga, pitanga, entre muitas outras.

Os voluntários estarão a postos para as trocas sempre de 7h às 16h. Ao todo serão distribuídas 2 mil mudas e as trocas poderão ser realizadas até o término deste estoque.

Hospital São Francisco abre inscrições para Programa de Especialização Médica 2018

- Com 43 vagas em 12 especialidades médicas, programa tem inscrições abertas até o dia 4 de dezembro -

Ribeirão Preto, novembro de 2017 – O Hospital São Francisco de Ribeirão Preto (SP), pertencente ao Grupo São Francisco, anuncia a data para inscrições no Programa de Especialização Médica 2018. O processo seletivo, que será dividido em duas etapas, selecionará 43 médicos em 12 especialidades médicas diferentes para aprimoramento e formação profissional. Com início previsto para 2 de fevereiro de 2018, o programa tem duração de dois anos e aceita candidatos de todo o País.

“Temos observado um crescente interesse na procura pelo programa de especialização do hospital. Só em 2017, recebemos mais de 300 inscrições”, afirma Prof. Fernando Nobre, coordenador dos Programas de Estágio do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto, que complementa “a diversidade dos candidatos, que vem de todo o País, é algo que agrega muito para o programa. Nosso objetivo é contribuir para a formação profissional e humana desses médicos, para lidarem com os mais diferentes desafios”.

As vagas estão divididas nas seguintes especialidades: Anestesiologia (8 vagas), Cardiologia (5 vagas), cirurgia e traumatologia buco-maxilofaciais (2 vagas), Cirurgia Geral (4 vagas), Cirurgia Vascular (2 vagas), Clínica Médica (8 vagas), Coloproctologia (2 vagas), Medicina Intensiva – UTI (6 vagas), Ortopedia (3 vagas), Tratamento da Dor (2 vagas) e Urologia (1 vaga).

Processo seletivo

O processo seletivo será dividido em duas partes. Na primeira, que será realizada no dia 9 de dezembro em Ribeirão Preto, haverá a aplicação de prova de conhecimentos gerais em Medicina. Já a segunda etapa será realizada em data a ser definida pelos preceptores de cada área específica da especialização escolhida pelo candidato.

As informações referentes aos pré-requisitos de cada área, bem como as orientações quanto ao processo seletivo, podem ser acessadas no link: http://www.saofrancisco.com.br/especializacoes/

Serviço

Programa de Especialização Médica Hospital São Francisco 2018

Data para inscrição: de 25/10/2017 até 04/12/2017

Inscrições: http://www.saofrancisco.com.br/especializacoes/

Sobre o Grupo São Francisco

Com mais de 70 anos de história, o Grupo São Francisco é um dos maiores grupos de saúde do Brasil. Composto pelo Hospital São Francisco, principal hospital particular de alta complexidade de Ribeirão Preto e região; São Francisco Saúde, 4ª maior operadora de medicina de grupo do País; São Francisco Odontologia, que está entre as duas melhores operadoras  de planos odontológicos do País; São Francisco Resgate, líder nacional de resgate rodoviário e a São Francisco Saúde Ocupacional, o Grupo dispõe de atendimento multidisciplinar, planejado para oferecer mais conforto e bem-estar aos seus pacientes.

Para mais informações, acesse o site: http://www.saofrancisco.com.br

Página 7 de 44