Folha do Comércio

Você está aqui: Vale do Aço Ipatinga

Ipatinga

Empretec Ipatinga

- Sebrae Minas realiza curso de 20 a 25 de novembro -

O comportamento empreendedor não é uma característica restrita a pessoas que possuam algum talento nato especial. Todo indivíduo possui pontos fortes e outros que precisam ser aprimorados e melhor trabalhados. A capacidade de empreender também pode ser construída, por meio do desenvolvimento e estímulo de atitudes consideradas essenciais para o sucesso nos negócios, tais como: identificação de oportunidades, iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, disposição para correr riscos calculados, estabelecimento de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e formação de rede de contatos, independência e autoconfiança.

Para estimular os empreendedores na busca de autoconhecimento e aprimoramento constantes, o Sebrae Minas promove, de 20 a 25 de novembro, em Ipatinga, o curso Empretec, uma metodologia de ensino inovadora desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de estimular o comportamento empreendedor. Para participar, o candidato deve preencher a ficha de cadastro no site do Sebrae Minas. Os selecionados irão participar das entrevistas presenciais, no Sebrae de Ipatinga.

O Empretec consiste numa capacitação intensiva, realizada em seis dias de imersão, com dedicação exclusiva.  Ministrado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, com duração de 60 horas, o programa abrange atividades desafiadoras que simulam o dia a dia de um gestor de empresas.  O seminário é ideal para empresários e empreendedores que pretendem criar, ampliar ou melhorar seu desempenho nos negócios.

O Empretec foi criado no final da década de 1980 e, hoje, está presente em mais de 30 países. No Brasil, são mais de 200 mil empreendedores formados. De acordo com pesquisas, 96,2% deles conseguem aplicar na prática os conhecimentos adquiridos e 53,8% perceberam aumento da sua renda individual.

Mais informações e cadastro:

www.empretecsebraeminas.com.br/ (31) 3830-3300 / 0800 570 0800

Usisaúde realiza Pesquisa de Satisfação

- Operadora de saúde busca a excelência na prestação de serviços -

Para que uma empresa possa crescer ela precisa primeiramente reconhecer os seus erros e acertos para então mudar e melhorar. É assim com a operadora de planos de saúde Usisaúde. Neste mês, a Usisaúde está realizando uma Pesquisa de Satisfação para conhecer o grau de satisfação dos clientes em relação ao plano médico e odontológico.

A Pesquisa de Satisfação é realizada a cada dois anos, tendo a última sendo feita em 2015, obtendo um percentual de satisfação de 74% dos entrevistados. A Pesquisa é realizada por telefone. A Expertise, empresa contratada para realização da pesquisa, liga para os clientes, identifica-se e realiza a pesquisa que é feita com clientes com idade a partir dos 18 anos.

Para Elaine Andrade Silva Vieira, gerente de Relacionamento com Clientes, a expectativa é superar o índice de satisfação do ano anterior. “Nós estamos esperando superar o resultado de 2015 considerando todas as melhorias que fizemos no relacionamento com os nossos clientes. Ampliamos as funcionalidades do nosso portal, fortalecemos  a rede credenciada em todas as regiões, melhoramos o acesso à consultas e exames e disponibilizamos agora o aplicativo do Usisaúde. Acreditamos que, tudo isso, vai impactar de forma positiva na percepção do Cliente em relação à Usisaúde e melhorar seu nível de satisfação”, afirma Elaine.

CDL de Ipatinga inicia comemorações de 20 anos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga deu início às comemorações dos 20 anos de fundação da entidade. O café da manhã, promovido nesta quarta-feira,08, contou com a presença de ex-presidentes, diretores, parceiros institucionais, autoridades municipais e colaboradores da Aciapi e CDL de Ipatinga.

Após o momento de confraternização foi realizada uma breve solenidade com a entrega de 22 títulos de Reconhecimento do Mérito.

Na ocasião, algumas das autoridades presentes fizeram uso da palavra e parabenizaram a Câmara de Dirigentes Lojistas.

O presidente da CDL, José Carlos de Alvarenga, destacou a história e papel da entidade. “No dia 3 de novembro de 1997, o então presidente da Aciapi, Valter de Oliveira, deu o pontapé inicial na criação da CDL. Neste ano de 2017, fui empossado como presidente.

Tenho a satisfação e a enorme responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de excelência desenvolvido pela entidade”, pontuou José Carlos.

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga, Cláudio Zambaldi, salientou a parceria da CDL com a Aciapi e o fortalecimento da representatividade da classe empresarial de Ipatinga. “A CDL de Ipatinga nasceu como uma entidade irmã da Aciapi. Assim, as duas entidades tem crescido juntas e promovido ações voltadas para os associados, empresários e sociedade de Ipatinga. Na nossa recente ação conjunta, a Aciapi-CDL Sempre Ao Seu Lado, obtivemos sucesso em mais uma parceria”, ressaltou Cláudio.

Parcerias

Um dos parceiros institucionais da CDL de Ipatinga, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Vale do Aço, Luciano Araújo pontuou a importância da CDL de Ipatinga no momento de retomada da economia. “É um prazer estar na comemoração dos 20 anos de CDL de Ipatinga. A Fiemg sempre defende o comércio de Ipatinga e região. Com a recuperação econômica que está sinalizando para 2018, que a classe lojista e a CDL possa desenvolver ainda mais. Estaremos todos juntos construindo o Vale do Aço rumo ao sucesso”, afirmou Luciano.

O comandante da 12ª Região de Polícia Militar, Cel. Edvânio Carneiro, avaliou como imprescindível a colaboração e estreitamento dos laços com a CDL de Ipatinga. “Tanto a Aciapi quanto CDL representam um segmento da sociedade muito importante. São pessoas formadoras de opinião e que colaboram com a Polícia Militar. Temos que estar próximos destas entidades, ouvir suas necessidades e procurar atendê-las. Esta proximidade é o que faz a PM ter a possiblidade de crescimento. O relacionamento tem sido harmonioso e melhorado cada vez mais”, afirma.

Comemorações

Os 20 anos da CDL de Ipatinga ainda será celebrado durante o Jantar Empresarial, no fim do mês de novembro. Além disso, a tradicional campanha Natal Premiado homenageia as duas décadas de fundação da entidade e sorteará 20 prêmios, incluindo um carro zero, no fim de dezembro.

 

Segurança no trânsito é tema de projeto na LBV

Com o objetivo de despertar crianças e adolescentes para a conscientização a respeito das leis de trânsito, tornando-os cidadãos conscientes e críticos, a LBV desenvolveu, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, o projeto “Segurança no Trânsito”, coordenado pela educadora Débora Gonzaga.

Neste projeto, as meninas e os meninos aprenderam informações básicas sobre formas, cores e significado das placas mais utilizadas no trânsito; do semáforo; da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas; bem como, atitudes solidárias no trânsito, referentes à segurança do pedestre e do próprio passageiro. Roda de conversa, pesquisas, vídeos,

dramatização, palestra, confecção de desenhos, cartazes e jogos usando materiais recicláveis, foram algumas das atividades realizadas durante o projeto.

“Eu costumo respeitar os sinais de trânsito porque se eu não respeitar eu posso ser atropelado”, destacou o atendido Raylander da Silva, de 10 anos. Isabelle Cristine, 15 anos, citou ainda mais detalhes de seu aprendizado: “As orientações que recebi sobre o trânsito foram muito legais! Muitas coisas eu já sabia, aprendi principalmente que devemos respeitar as regras do trânsito, ser educado e solidário no trânsito porque assim evitamos muitos acidentes”.

“Atualmente existem muitos veículos nas ruas, as crianças e adolescentes saem mais de casa e, na maioria das vezes, sem a companhia de um responsável por perto. No percurso que eles fazem até chegar à LBV, deparam com semáforos, faixa de pedestre, placas, os meios de transportes e um fluxo maior de pedestres nas avenidas de nossa cidade. Diante dessa realidade, faz-se necessário abordar com os nossos usuários conceitos de segurança no trânsito”, disse a educadora social Débora Gonzaga.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Ipatinga/MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.

FIEMG promove Seminário "Organizando as Finanças"

Economista e Consultora da CNI alerta para que empresários avaliem sua gestão a fim de aumentar a competividade e sustentabilidade do seu negócio

“Ações para um Boa Gestão Financeira” e “Negociações de Dívidas” pautaram o Seminário “Organizando as Finanças” promovido pela FIEMG, em parceria com o Núcleo de Acesso ao Crédito - NAC Minas Gerais, por intermédio da FIEMG Regional Vale do Aço, na segunda-feira, 06, em Ipatinga.

Ministrado pela economista e consultora especialista em financiamentos e investimentos da Confederação Nacional das Indústrias - CNI, Maria Aparecida Bogado, o seminário abordou ações que possam resultar numa boa gestão financeira e qualificação para tomada de crédito no contexto político e econômico atual.

“O momento é de reflexão para que os empresários revejam sua gestão. Muitas vezes o problema não é a necessidade de crédito, mas sim, a empresa se organizar para buscar o mesmo. É fundamental que os empresários avaliem sua gestão a fim de aumentar a competividade e sustentabilidade do seu negócio”.

A economista prevê que a crise político-econômica instalada no país se estenderá, ainda que brandamente, no próximo ano com as eleições presidenciais, mas que o otimismo tem que prevalecer. “A crise nesses dois últimos anos vem sendo amenizada, já notamos uma melhora na economia, empresas reagindo a esse momento turbulento e acredito que apesar do receio por parte dos empresários em investir e da resistência dos bancos na liberação de crédito, o ano que vem será melhor economicamente”, disse.

Correspondente bancário BDMG/BNDES/Credifiemg no Vale do Aço, a analista de negócios, Poliane Gomes, destaca que o Posto de Informações situado na sede da FIEMG, oferece soluções em linhas de crédito para micro, pequenas e médias empresas. “Atuamos na identificação das melhores linhas de financiamento para investimentos em expansão, modernização, capital de giro, projetos de inovação, entre outros, no intuito de viabilizar o crédito e dinamizar a economia das indústrias”, explica.

Página 9 de 44