Folha do Comércio

Você está aqui: Vale do Aço

Aposentados de Ipatinga podem requerer desconto no IPTU a partir desta quarta

Postado em 08-01=18 às 17h21

Conforme o calendário fiscal definido pela Prefeitura de Ipatinga, a primeira parcela ou cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício de 2018 poderá ser paga com desconto de 10% até o dia 15 de março. Os pedidos de aposentados para desconto de 50%, referentes ao exercício de 2018, já podem ser protocolados na Central de Atendimento Tributário (Ceat), no hall de entrada da Prefeitura de Ipatinga, a partir desta quarta-feira (10) e vai até o dia 21 de dezembro deste ano.

Têm direito aos benefícios os contribuintes que preencham todos os requisitos exigidos por lei, segundo o que dispõe o Decreto 8.744, de 28 de dezembro de 2017.

Os documentos necessários para obter o desconto são: Xerox do CPF e RG, guia do IPTU de 2017, documento de propriedade do imóvel, carta de concessão da aposentadoria, comprovante de endereço e título de eleitor.

Para requerer o benefício, o aposentado e o beneficiário de pensão por morte devem preencher alguns requisitos: ser proprietário do imóvel de categoria residencial, residir no imóvel e ser eleitor do município.

Este procedimento deve ser feito apenas para os novos pedidos de aposentados e pensionistas. Para quem já é cadastrado, o

desconto será concedido automaticamente.

Parcelamento

Caso o contribuinte opte pelo pagamento da primeira parcela e não a cota única, fica entendido que ele aderiu ao parcelamento, que pode ser feito em dez vezes. O contribuinte receberá a Guia de Arrecadação pelos Correios. Caso a entrega da Guia não aconteça até a data do vencimento, ele deve solicitar a segunda via na Ceat.

Os contribuintes terão até o dia 4 de abril de 2018 para apresentar reclamação fundamentada contra lançamento do IPTU, da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) e da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip).

Ipatinga define membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais

Postado em 08-01-18

- Posse está marcada para quinta-feira -

Foram escolhidos na sexta-feira,05, em Ipatinga, os últimos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

Os demais membros, efetivos e suplentes, indicados nos Fóruns Setoriais, foram referendados ainda no mês de dezembro, durante a 6ª Conferência Municipal de Cultura.

O novo Conselho Municipal de Cultura de Ipatinga toma posse na quinta-feira,11, em cerimônia marcada para as 18h, na Prefeitura. Serão empossados os membros que representam a sociedade civil e o poder público. A escolha dos membros do Conselho se deu em processo democrático e o mandato é de dois anos. Os representantes da sociedade civil foram eleitos pela comunidade através de Fóruns Setoriais. Cada segmento elegeu um titular e um suplente. Os integrantes do poder público municipal foram indicados pelo atual governo.

Representantes da sociedade civil

Foram eleitas pela sociedade civil, no segmento Entidades, Instituições, Associação, Cooperativa e Clubes: Maria Rosa de Fátima Sales Fonseca (titular) e Fernanda Coelho Carvalho (suplente).

No núcleo dos Grupos Mantenedores de Festas Tradicionais de Rua e Folclóricas foram escolhidos Geraldo Santos (titular) e Damiana Pimentel Silva (suplente). No segmento da Dança, o titular é Douglas Evangelista de Oliveira e o suplente Wesley Luiz Costa Ribeiro.

Para o núcleo de Artes Visuais e audiovisuais (artes plástica, artesanato, artes gráficas, fotografia, cinema, vídeo, rádio e mídias virtuais) Josélia Climene Rodrigues Moreira Duarte é a titular, e o suplente Matheus Ferreira Matos.

Outros titulares, com respectivos suplentes, são: Literatura - Lilian Cristina Almeida Silva e Claudia Aparecida Souza de Castro; Teatro/Circo - Elias Ferreira da Silva e Antônio Amaro Alves; Música - Wanderson Alves dos Santos e Wanderson Franco; Produtores culturais, empreendedores e entidades de caráter multicultural, difusão, produção e fomento - Leila Aparecida Cunha e Shirley Maclane Nunes Brito.

Representantes do poder público municipal

Os representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte eLazer são os seguintes: Titulares - Edvone Clara de Almeida, José Francisco Ferreira Neto, Neuza Bento Valentim e Guilherme Correia Novaes. Suplentes - Marlene Silva Brum, Rogério Rodrigues de Oliveira, José Mauro Cardoso de Oliveira e Joaquim Thiago de Oliveira Júnior.

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo: Adilson Marcelino da Cunha (titular) e Mariadas Graças Benkenstein (suplente); da Secretaria Municipal de Governo: Titular - Sebastião Djalmas Martins, e Suplente - Ivanilda Claudina de Pinho; da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal - André Fernandes de Almeida e Acir Hebert Gomes da Silva.

Usiminas Mecânica: currículos

Postado em 08-01-18 às 17h01

 

A Usiminas Mecânica prorrogou até o dia 18 de janeiro a data de recebimento de currículos para o seu banco de oportunidades. A empresa já começou a repor o seu quadro de empregados, mas ainda há vagas para pintor industrial, operador industrial/jatista, operador de ponte rolante e líder industrial.

Os interessados devem comparecer ao Escritório Central da Usiminas em Ipatinga, na Avenida Pedro Linhares, número 5.431, próximo à Estação Ferroviária e ao lado da Fiemg. O atendimento será realizado somente na terça e quinta-feira, dias 11, 16 e 18 de janeiro, das 7h30 às 10h. É necessário apresentar currículo, documentos de identificação pessoal, carteira de trabalho para comprovar experiência, comprovante de escolaridade de conclusão do ensino fundamental, uma foto 3×4 e possuir disponibilidade para trabalhar de turno.

Educa Mais Brasil oferece mais de duas mil bolsas de estudo para o ensino superior em Ipatinga

Postado em 06-01-18 às 11h

-  Em Ipatinga há oportunidades para 2018 bolsas -

As constantes mudanças no mercado de trabalho exigem do profissional um olhar que vislumbre oportunidades, seja em uma empresa ou no trabalho autônomo. Para atender essas necessidades, o ponto de partida é uma capacitação como uma graduação ou pós-graduação. No entanto, o custo do curso escolhido pode deixar o planejamento inviável.

Por isso, bolsas de estudo que são ofertadas por programas de inclusão educacional vêm sendo a solução para obter essa formação, como o Educa Mais Brasil, que disponibiliza mais de 500 mil oportunidades com até 70% de desconto para o ensino superior em 2018.1. O auxílio é concedido a quem não tem condições de investir na mensalidade integral de um curso, principalmente àqueles que procuram por alternativas diferentes das oferecidas pelo governo.

A educação superior impulsiona para um futuro promissor. Esse benefício é concedido com a finalidade de aumentar as oportunidades para estudantes de todo o Brasil”, explica a diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres.

Em todo o estado de Minas Gerais estão disponíveis mais de 49.430 mil bolsas de estudo. Em Ipatinga há oportunidades para cursos como Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Marketing, Pedagogia, Letras, entre outros.

As inscrições estão abertas e o candidato deve se inscrever gratuitamente por meio do site www.educamaisbrasil.com.br. Basta selecionar o curso de graduação ou pós-graduação pretendido, escolher uma das instituições com bolsas de estudo ofertadas e preencher o formulário. A aprovação pode ser consultada pelo Portal do Aluno, no próprio site ou na central de atendimento pelos telefones 4007-2020 para Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades.

Saiba mais sobre o Educa Mais Brasil e as bolsas de estudo

O Educa Mais Brasil já beneficiou mais de 450 mil alunos em todo o país durante os seus 15 anos de atuação e também concede bolsas de estudo para Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA – Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Além disso, dispõe do portal E+B Educação com informações sobre cursos, carreiras, dicas e notícias factuais.

CRAS I de Fabriciano realiza eventos com famílias assistidas

Postado em 06-01-18

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social, realiza nos dias 10, 17, 24 e 31 de janeiro, às 13h30, no CRAS Território I, as tardes recreativas para famílias atendidas e acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. O objetivo das atividades é promover a interação social e fortalecimento de vínculos entre pais, responsáveis e filhos, aproveitando o mês de janeiro em que as crianças estão de férias

escolares.

Para a tarde recreativa foram convidadas crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses e seus responsáveis. A programação varia entre jogos, dinâmicas, brincadeiras lúdicas e

momentos para promoção de diversão. São esperadas cerca de quarenta pessoas. Mais de 4.000 famílias estão cadastradas no CRAS Território I, no ano de 2017 cerca de 2.500

foram atendidas e 100 acompanhadas. A Assistente Social, Aline Silva, fala da importância da participação de família nas atividades. “Essas ações são promovidas para fortalecer vínculos, contribuindo para o aumento da autoestima, função protetiva e respeito dos pais e responsáveis, que, consequentemente, transmitem esses valores aos filhos,” afirma.

O CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, desempenha as funções de gestão da proteção básica no seu território e oferta o Programa de Atenção Integral à Família - PAIF.

Tendo como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Para esclarecimento de dúvidas e/ou conhecer o CRAS do Território I, vá ao endereço na rua Rio Branco, número 22, bairro dos Professores ou ligue (31) 3841-1136/ 3842-7273.

Quintão anuncia transferência do atendimento pediátrico da UPA para Hospital Municipal

Pstado em 05-01-18

- Depois das festividades do final de ano, prefeito de Ipatinga visita servidores públicos da área da Saúde dando as boas-vindas para 2018 -

O prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, foi recepcionado na tarde desta sexta-feira,05, por dezenas de servidores públicos que encheram o auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), no bairro Cidade Nobre.

Acompanhado pela secretária-adjunta de Saúde, Claudiana Azevedo, e os diretores da unidade hospitalar, ele deu as boas-vindas aos profissionais neste quinto dia do ano e anunciou, ainda para este mês, a mudança para o Hospital Municipal (HMEM) do atendimento pediátrico de urgência e emergência atualmente realizado na Unidade Pronto Atendimento (UPA), no bairro Canaã.

Em sua fala, Quintão recordou o esforço coletivo da Administração para promover economia em diversas áreas da Prefeitura, com o objetivo de otimizar recursos para assegurar melhor assistência aos munícipes, inclusive na área da Saúde. O chefe do Executivo lembrou ainda o pagamento em dia dos salários e do 13º de todos os servidores públicos municipais.

Nova unidade pediátrica

Segundo a diretora do Departamento de Administração Hospitalar e Urgências, Érica Dias, “a mudança do atendimento pediátrico trará mais humanização na assistência aos pacientes atendidos na urgência e emergência, uma vez que o Hospital Municipal possui alas melhor preparadas para acomodação das crianças e acompanhantes, mais equipamentos e profissionais médicos. Já os cofres públicos passarão a receber recursos financeiros em situações que geram internação”, explica.

Ainda segundo a diretora, “o novo espaço no HMEM contará com dez leitos de UTI e oito leitos de observação pediátrica. Dessa forma, haverá uma assistência mais humanizada ao paciente infantil e seus familiares”, enfatiza.

Definido o primeiro Fim de Semana no Parque de 2018

- Avenida Roberto Burle Marx volta a ser interditada no sábado -

No domingo,07, a avenida Roberto Burle Marx, no Parque Ipanema, volta a ser inteiramente reservada, no trecho entre o bairro Novo Cruzeiro e o estádio Ipatingão, para a circulação de pessoas em torno das atrações do ‘Fim de Semana no Parque’. Promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga,o evento oferece sempre uma programação especial ao público. Para montagem de palco e preparação das demais ações envolvendo a realização, a via será interditada ao trânsito de veículos automotores já neste sábado,06, a partir das 14h.

O primeiro ‘Fim de Semana no Parque’ em 2018 começa às 9h e vai até às 18h, prometendo muito entretenimento. O público poderá desfrutar de boa música, com artistas regionais, e uma gastronomia bastante diversa - comidas típicas nos quiosques, barracas da Feirarte e food trucks.

Outra opção são as exposições de artesanato com os trabalhos da Feirarte, do Movimento de Mulheres, da Casa do Artesão e do Ipatinga Rural Roteiro Turístico.

Nesse final de semana, o show musical fica por conta do cantor Alexandre e banda. O repertório é eclético, da MPB ao Pop Rock.

Fabriciano realiza copa de futsal feminino e masculino

Postado em 04-01-18 às 23h01

A Prefeitura de Coronel Fabriciano por meio da Secretaria de Governança da Cidadania do Futuro, Esporte e Lazer realiza entre os dias 20 de janeiro a 28 de fevereiro a primeira edição da Copa Fabricianense de Futsal Feminino e Masculino Adulto. O evento é gratuito e os jogos serão realizados no Ginásio Poliesportivo do Clube Casa de Campo.

O objetivo da competição é contribuir para o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a promoção social e integração dos atletas, incentivar atividades esportivas oportunizando a convivência através da competição e oferecer alternativas de lazer e esporte para a população de Fabriciano. 24 equipes são esperadas, sendo 16 masculinas e 8 femininas com atletas a partir de 16 anos. As competições serão realizadas às 3ª e 5ª feiras de 19h às 22h; aos sábados de 14h às 18h e aos domingos de 08h às 12h e de 14h às 17h.

Segundo o Secretário de Governança de Cidadania do Futuro, Nivaldo Lagares, a expectativa é grande para o campeonato, uma vez que esta é a primeira vez que o município realiza a competição. “A nossa intenção é oferecer inclusão através do esporte e promover a participação dos atletas, incentivando-os a continuar praticando esportes ao longo da vida”, finaliza.

As equipes interessadas em participar da 1ª Copa Fabricianense de Futsal devem se inscrever através do e-mail   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , ou na Secretaria de Governança de Cidadania do Futuro, à avenida Magalhães Pinto, nº 1.040, no Melo Viana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para a efetivação da inscrição, cada equipe deverá contribuir com 01 (uma) caixa com 12 unidades de leite longa vida, que deverá ser entregue na secretaria até dia 10 de janeiro. A arrecadação será revertida para entidades filantrópicas da cidade.

Ipatinga lança nesta sexta-feira o Programa Mais luz, Mais Segurança

Postado  em 04-01-18

- Apenas no bairro Bom Jardim, quase 50 ruas já estão sendo atendidas -

Nesta sexta-feira (5), às 18h30, no novo Conjunto Habitacional do bairro Bom Jardim, acontece a solenidade de lançamento do Programa “Mais luz, Mais Segurança”, da Prefeitura de Ipatinga, implantado por determinação do prefeito Sebastião Quintão.

O Programa está sendo desenvolvido simultaneamente nos bairros Bom Jardim, Bethânia, Ferroviários e Vila Militar, além do Centro, Morro do Cruzeiro, Morro do São Francisco e as principais artérias viárias da cidade. O objetivo é atender toda a cidade, com substituição das lâmpadas convencionais pelas de LED.

A população está sendo convidada para comparecer ao evento desta sexta-feira, quando terá oportunidade de indicar novos pontos prioritários a serem atendidos com a modernização.

Este é mais um mecanismo de apoio da atual Administração às ações de segurança, com a perspectiva de inibir a criminalidade, já que as novas lâmpadas têm uma eficiência de luminosidade 50% maior que as convencionais, além de não agredirem o meio ambiente. Além disso, a substituição garante mais economia e conforto, pois as luminárias têm uma vida útil de 50 mil horas (50% a mais que as convencionais), o que representa uma economia de 30% aos cofres públicos.

Ao todo já foram instalados 585 pontos de iluminação apenas no bairro Bairro Bom Jardim. No núcleo habitacional que é um dos mais populosos da cidade, o serviço vem sendo executado nas ruas Alecrim, Angélica, Antúrio, Arruda, Avenca, Bonina, Bromélias, Calória, Camélia, Cravina, Damas, Dracena, Esporinha, Extremosa, Flor, Flor de Cedro, Flor de Cerejeira, Flor de Minas, Flor de Seda, Flórida, Glicínia, Jasmim, Jasmim Azul, Jenipapo, João Basílio Gomes, Lilás, Lírio, Malva, Margarida, Mariano Félix, Máximo Rosa,

Novo Jardim, Oscar Gonçalves, Papoula, Perpétua, Prímula, Rosas, Rosa Amarela, Rosa Branca, Rosa Vermelha, Salgueiro, Samambaia, Sempre Viva, Tinhorão, Waldomiro Serafim da Costa e avenida Amazonas.

Página 3 de 34