Folha do Comércio

Você está aqui: Vale do Aço

Empretec Ipatinga

- Sebrae Minas realiza curso de 20 a 25 de novembro -

O comportamento empreendedor não é uma característica restrita a pessoas que possuam algum talento nato especial. Todo indivíduo possui pontos fortes e outros que precisam ser aprimorados e melhor trabalhados. A capacidade de empreender também pode ser construída, por meio do desenvolvimento e estímulo de atitudes consideradas essenciais para o sucesso nos negócios, tais como: identificação de oportunidades, iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, disposição para correr riscos calculados, estabelecimento de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e formação de rede de contatos, independência e autoconfiança.

Para estimular os empreendedores na busca de autoconhecimento e aprimoramento constantes, o Sebrae Minas promove, de 20 a 25 de novembro, em Ipatinga, o curso Empretec, uma metodologia de ensino inovadora desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de estimular o comportamento empreendedor. Para participar, o candidato deve preencher a ficha de cadastro no site do Sebrae Minas. Os selecionados irão participar das entrevistas presenciais, no Sebrae de Ipatinga.

O Empretec consiste numa capacitação intensiva, realizada em seis dias de imersão, com dedicação exclusiva.  Ministrado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, com duração de 60 horas, o programa abrange atividades desafiadoras que simulam o dia a dia de um gestor de empresas.  O seminário é ideal para empresários e empreendedores que pretendem criar, ampliar ou melhorar seu desempenho nos negócios.

O Empretec foi criado no final da década de 1980 e, hoje, está presente em mais de 30 países. No Brasil, são mais de 200 mil empreendedores formados. De acordo com pesquisas, 96,2% deles conseguem aplicar na prática os conhecimentos adquiridos e 53,8% perceberam aumento da sua renda individual.

Mais informações e cadastro:

www.empretecsebraeminas.com.br/ (31) 3830-3300 / 0800 570 0800

Em BH, Fórum Habitar debate ocupações urbanas de Timóteo

Evento reúne profissionais e militantes que atuam na área do direito à cidade e à moradia digna

Timóteo - Representantes da região participam até sexta-feira,10, na capital mineira do “4º Fórum Habitar”, seminário de caráter técnico-científico que se constitui num espaço de discussão multidisciplinar envolvendo questões teóricas e práticas no campo do habitar na cidade.

O encontro, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (IEDS) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reúne a comunidade profissional e acadêmica nacional, interessada no tema da urbanização, habitação social e desenvolvimento sustentável.

Também participam outros agentes envolvidos com a temática da habitação - arquitetos, planejadores, membros de conselhos municipais de habitação, movimentos populares, poder público, organizações e demais profissionais envolvidos com a temática, além de pesquisadores e estudantes da área.

Da região, estão presentes no evento a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, Kênia Barbosa; e as arquitetas Nicole Dias, Renata Salas e Thaís Costa.

Elaborado em conjunto com as representantes da Ocupação Terra de Canaã, Nenira de Almeida e Clycia Magagute, da Ocupação Macuco, Juliana Silva e a militante Flávia Nolasco, a docente e as arquitetas apresentam durante o Fórum - o trabalho “Direito à moradia: a experiência da parceria entre Unileste, Brigadas Populares e Ocupações Urbanas de Timóteo/MG”, resultado de intervenções organizadas pela equipe acadêmica em parceria com as Brigadas Populares - Vale do Aço e os moradores das ocupações.

Luta pela moradia - Segundo a professora Kênia Barbosa, o objetivo é apresentar e analisar as experiências recentes dessa parceria no fortalecimento da luta pelo direito à cidade e à moradia digna, no que se refere às sete ocupações urbanas de Timóteo, iniciadas em 2012 e atualmente composta por cerca de 350 famílias ao todo.

As Brigadas Populares está presente nas ocupações desde 2012, cuja atuação se dá por duas vias: a luta política e a luta jurídica. “A primeira voltada para a organização, formação e mobilização dos moradores para denunciar os problemas advindos da falta de moradia e de políticas habitacionais. E a segunda é a defesa jurídica feita pelos advogados populares para que a justiça se faça perante os instrumentos legais e urbanísticos existentes”, de acordo com a brigadista Flávia Nolasco.

Atividades de campo

Desde 2015, por iniciativa de alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, através dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), diversas atividades foram desenvolvidas nas ocupações. Em 2015 foi elaborado o documentário intitulado "Ouro em Pó", TCC da arquiteta Renata Salas, produzido em conjunto com os moradores das ocupações, de modo participativo. O documentário se apresenta como uma interface de desconstrução do senso comum, um material pedagógico, necessário frente à falta de informação e visibilidade aos problemas relacionados à moradia e às ocupações.

Em 2016 e 2017 foram realizados o Plano Participativo de Requalificação Urbana da Ocupação Terra de Canaã (PPRURB), TCC da arquiteta Thaís Costa, e o escritório piloto de assistência técnica Comunitá Arquitetura, TCC da arquiteta Nicole Dias, na ocupação urbana Terra de Canaã. O PPRURB teve como objetivo elaborar um plano de ações participativo. Durante seis meses foram realizadas oficinas e palestras elaboradas e coordenadas pela aluna.

O Comunitá Arquitetura teve como objetivo levar a assistência técnica do arquiteto para uma autoconstrução de qualidade. O escritório tinha um formato não convencional e se adaptava à dinâmica e realidade da ocupação, através de consultas com uma linguagem de atendimento didática e pragmática.

Desafios ainda são muitos

Conforme as participantes da região no “4º Fórum Habitar”, são diversos os desafios para avançar nas ações nas ocupações de Timóteo.

No caso do Unileste, envolve a sistematização de atividades continuadas, a partir da estruturação de projetos de pesquisa e extensão, e não apenas a partir de TCCs. E também a incorporação e sensibilização de outros cursos do Unileste, para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar.

Para as Brigadas, é articular uma rede de apoio às ocupações, composta por diferentes segmentos sociais, para que o conjunto de ações e iniciativas possam se dar de forma integrada e em prol do desenvolvimento comunitário e territorial, e consequentemente, para a melhoria das condições de vida dos moradores.

Já para os moradores, os desafios são a ampliação da participação dos moradores, a criação de espaços de escuta e troca de experiências, de monitoramento e avaliação das atividades propostas, e que estas tenham interfaces com as demandas concretas das ocupações e dos moradores.

Visita do Ministério Público

Na segunda (6) e terça-feira (7) as ocupações urbanas de Timóteo receberam a visita de equipe multidisciplinar do Programa Diálogos Comunitários, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Apoio Comunitário (CAO-DH), órgão do Ministério Público de Minas Gerais.

Acompanhados da brigadista Flávia Nolasco, da professora Kênia Barbosa e dos moradores das ocupações, os integrantes da equipe conheceram a realidade das ocupações. O programa tem o objetivo de aprimorar a atuação resolutiva do Ministério Público, especialmente as ações de promoção e defesa do direito à cidade e à moradia junto a comunidades mais vulneráveis em termos socioeconômicos.

 

Asseit-Sesi realiza evento para comemorar 22° aniversário

O Asseit-Sesi Timóteo completa 22 anos no próximo dia 11, domingo. Para comemorar a data, está programado um superevento musical com a Ema Banda Show, conhecida por ser uma das melhores bandas de baile da região. O evento acontecerá no ginásio coberto do SESI e a entrada é franca para os associados. Aqueles que não possuem vínculo com o Clube, podem adquirir ingressos antecipados por R$ 30,00. Já no dia do evento, R$ 50, 00.

Há mais de duas décadas buscando levar um estilo de vida saudável às pessoas, o Asseit-Sesi oferece atividades como natação, hidroginástica, futsal, voleibol, basquete e handebol. O Clube possui estrutura completa com três piscinas: uma semiolímpica com aquecimento solar, uma de recreação e uma infantil. Uma academia de ginástica com ambiente 100% climatizado e capacidade para 400 alunos. O Asseit-Sesi Timóteo também conta com uma Escola para Educação Infantil e Fundamental, que oferece ensino de excelência, e um salão-escola de cabelereiros. Possui também campo de futebol society de gramado sintético, 29 quiosques com churrasqueiras, saunas masculina e feminina, salão de eventos e restaurante. Além disso, o Asseit-Sesi conta com duas quadras de peteca e outras duas poliesportivas, em um ginásio coberto de 2.300m².

Serviço:

XXII Aniversário Asseit-Sesi

Show com a Banda Ema

11 de novembro, a partir das 20h

Para mais informações sobre o evento, ligue para: (31) 3849-1774.

Usisaúde realiza Pesquisa de Satisfação

- Operadora de saúde busca a excelência na prestação de serviços -

Para que uma empresa possa crescer ela precisa primeiramente reconhecer os seus erros e acertos para então mudar e melhorar. É assim com a operadora de planos de saúde Usisaúde. Neste mês, a Usisaúde está realizando uma Pesquisa de Satisfação para conhecer o grau de satisfação dos clientes em relação ao plano médico e odontológico.

A Pesquisa de Satisfação é realizada a cada dois anos, tendo a última sendo feita em 2015, obtendo um percentual de satisfação de 74% dos entrevistados. A Pesquisa é realizada por telefone. A Expertise, empresa contratada para realização da pesquisa, liga para os clientes, identifica-se e realiza a pesquisa que é feita com clientes com idade a partir dos 18 anos.

Para Elaine Andrade Silva Vieira, gerente de Relacionamento com Clientes, a expectativa é superar o índice de satisfação do ano anterior. “Nós estamos esperando superar o resultado de 2015 considerando todas as melhorias que fizemos no relacionamento com os nossos clientes. Ampliamos as funcionalidades do nosso portal, fortalecemos  a rede credenciada em todas as regiões, melhoramos o acesso à consultas e exames e disponibilizamos agora o aplicativo do Usisaúde. Acreditamos que, tudo isso, vai impactar de forma positiva na percepção do Cliente em relação à Usisaúde e melhorar seu nível de satisfação”, afirma Elaine.

CDL de Ipatinga inicia comemorações de 20 anos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga deu início às comemorações dos 20 anos de fundação da entidade. O café da manhã, promovido nesta quarta-feira,08, contou com a presença de ex-presidentes, diretores, parceiros institucionais, autoridades municipais e colaboradores da Aciapi e CDL de Ipatinga.

Após o momento de confraternização foi realizada uma breve solenidade com a entrega de 22 títulos de Reconhecimento do Mérito.

Na ocasião, algumas das autoridades presentes fizeram uso da palavra e parabenizaram a Câmara de Dirigentes Lojistas.

O presidente da CDL, José Carlos de Alvarenga, destacou a história e papel da entidade. “No dia 3 de novembro de 1997, o então presidente da Aciapi, Valter de Oliveira, deu o pontapé inicial na criação da CDL. Neste ano de 2017, fui empossado como presidente.

Tenho a satisfação e a enorme responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de excelência desenvolvido pela entidade”, pontuou José Carlos.

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga, Cláudio Zambaldi, salientou a parceria da CDL com a Aciapi e o fortalecimento da representatividade da classe empresarial de Ipatinga. “A CDL de Ipatinga nasceu como uma entidade irmã da Aciapi. Assim, as duas entidades tem crescido juntas e promovido ações voltadas para os associados, empresários e sociedade de Ipatinga. Na nossa recente ação conjunta, a Aciapi-CDL Sempre Ao Seu Lado, obtivemos sucesso em mais uma parceria”, ressaltou Cláudio.

Parcerias

Um dos parceiros institucionais da CDL de Ipatinga, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Vale do Aço, Luciano Araújo pontuou a importância da CDL de Ipatinga no momento de retomada da economia. “É um prazer estar na comemoração dos 20 anos de CDL de Ipatinga. A Fiemg sempre defende o comércio de Ipatinga e região. Com a recuperação econômica que está sinalizando para 2018, que a classe lojista e a CDL possa desenvolver ainda mais. Estaremos todos juntos construindo o Vale do Aço rumo ao sucesso”, afirmou Luciano.

O comandante da 12ª Região de Polícia Militar, Cel. Edvânio Carneiro, avaliou como imprescindível a colaboração e estreitamento dos laços com a CDL de Ipatinga. “Tanto a Aciapi quanto CDL representam um segmento da sociedade muito importante. São pessoas formadoras de opinião e que colaboram com a Polícia Militar. Temos que estar próximos destas entidades, ouvir suas necessidades e procurar atendê-las. Esta proximidade é o que faz a PM ter a possiblidade de crescimento. O relacionamento tem sido harmonioso e melhorado cada vez mais”, afirma.

Comemorações

Os 20 anos da CDL de Ipatinga ainda será celebrado durante o Jantar Empresarial, no fim do mês de novembro. Além disso, a tradicional campanha Natal Premiado homenageia as duas décadas de fundação da entidade e sorteará 20 prêmios, incluindo um carro zero, no fim de dezembro.

 

Segurança no trânsito é tema de projeto na LBV

Com o objetivo de despertar crianças e adolescentes para a conscientização a respeito das leis de trânsito, tornando-os cidadãos conscientes e críticos, a LBV desenvolveu, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, o projeto “Segurança no Trânsito”, coordenado pela educadora Débora Gonzaga.

Neste projeto, as meninas e os meninos aprenderam informações básicas sobre formas, cores e significado das placas mais utilizadas no trânsito; do semáforo; da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas; bem como, atitudes solidárias no trânsito, referentes à segurança do pedestre e do próprio passageiro. Roda de conversa, pesquisas, vídeos,

dramatização, palestra, confecção de desenhos, cartazes e jogos usando materiais recicláveis, foram algumas das atividades realizadas durante o projeto.

“Eu costumo respeitar os sinais de trânsito porque se eu não respeitar eu posso ser atropelado”, destacou o atendido Raylander da Silva, de 10 anos. Isabelle Cristine, 15 anos, citou ainda mais detalhes de seu aprendizado: “As orientações que recebi sobre o trânsito foram muito legais! Muitas coisas eu já sabia, aprendi principalmente que devemos respeitar as regras do trânsito, ser educado e solidário no trânsito porque assim evitamos muitos acidentes”.

“Atualmente existem muitos veículos nas ruas, as crianças e adolescentes saem mais de casa e, na maioria das vezes, sem a companhia de um responsável por perto. No percurso que eles fazem até chegar à LBV, deparam com semáforos, faixa de pedestre, placas, os meios de transportes e um fluxo maior de pedestres nas avenidas de nossa cidade. Diante dessa realidade, faz-se necessário abordar com os nossos usuários conceitos de segurança no trânsito”, disse a educadora social Débora Gonzaga.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Ipatinga/MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.

FIEMG promove Seminário "Organizando as Finanças"

Economista e Consultora da CNI alerta para que empresários avaliem sua gestão a fim de aumentar a competividade e sustentabilidade do seu negócio

“Ações para um Boa Gestão Financeira” e “Negociações de Dívidas” pautaram o Seminário “Organizando as Finanças” promovido pela FIEMG, em parceria com o Núcleo de Acesso ao Crédito - NAC Minas Gerais, por intermédio da FIEMG Regional Vale do Aço, na segunda-feira, 06, em Ipatinga.

Ministrado pela economista e consultora especialista em financiamentos e investimentos da Confederação Nacional das Indústrias - CNI, Maria Aparecida Bogado, o seminário abordou ações que possam resultar numa boa gestão financeira e qualificação para tomada de crédito no contexto político e econômico atual.

“O momento é de reflexão para que os empresários revejam sua gestão. Muitas vezes o problema não é a necessidade de crédito, mas sim, a empresa se organizar para buscar o mesmo. É fundamental que os empresários avaliem sua gestão a fim de aumentar a competividade e sustentabilidade do seu negócio”.

A economista prevê que a crise político-econômica instalada no país se estenderá, ainda que brandamente, no próximo ano com as eleições presidenciais, mas que o otimismo tem que prevalecer. “A crise nesses dois últimos anos vem sendo amenizada, já notamos uma melhora na economia, empresas reagindo a esse momento turbulento e acredito que apesar do receio por parte dos empresários em investir e da resistência dos bancos na liberação de crédito, o ano que vem será melhor economicamente”, disse.

Correspondente bancário BDMG/BNDES/Credifiemg no Vale do Aço, a analista de negócios, Poliane Gomes, destaca que o Posto de Informações situado na sede da FIEMG, oferece soluções em linhas de crédito para micro, pequenas e médias empresas. “Atuamos na identificação das melhores linhas de financiamento para investimentos em expansão, modernização, capital de giro, projetos de inovação, entre outros, no intuito de viabilizar o crédito e dinamizar a economia das indústrias”, explica.

Sertanejo na voz de Josyane

- Quintaneja no Shopping Vale do Aço recebe Josyane Moura -

Em tempos onde o estilo musical sertanejo domina o mercado, os maiores expoentes dessa tendência são as interpretações em vozes femininas. A lista das “Rainhas da Sofrência”, ou “Divas do Sertanejo”, cresce a cada dia. São expoentes que tem como características em comum muito carisma, animação e charme. Exemplos são as duplas Maiara & Maraisa e Simone & Simaria, o destaque em cantoras solo vai para Marília Mendonça e Naiara Azevedo. Josyane, que se apresenta no shopping na quinta-feira,11, compartilha todas características dessas belas mulheres que lançam sucessos em rádios por todo país. A cantora se apresenta, nesta noite de quintaneja, com seu parceiro Max que a acompanha na segunda voz e instrumentos.

Com um repertório bem específico, voltado quase que exclusivamente para o estilo, Josyane promete animar bastante e se diz “ansiosa pela apresentação”. Confiante em sua primeira apresentação no Shopping Vale do Aço, Josyane sabe que o momento é certo para se destacar, pois afirma que “o mercado sertanejo, na atualidade, é dominado pelas mulheres”.

Serviço

Quintaneja – Josyane Moura

Data: 09/11

Horário: 19:30h

Local: Praça de alimentação

Show gratuito

Natal encantado

- Chegada do Papai Noel ao Shopping Vale do Aço marca o início do Natal na região -

Crianças e adultos entre famílias e amigos reunidos… Foi no domingo, logo cedinho, que uma multidão se reuniu no Shopping Vale do Aço para esperar um dos momentos mais mágicos do ano: a chegada do Papai Noel. O evento marca, também, o início do Natal no Vale do Aço. Para segurar a ansiedade, pipoca e picolé distribuídos gratuitamente, além de muitos brinquedos como cama elástica, play gol, piscina de bolinhas, brinquedos infláveis, entre outros.

Quando o bom velhinho deu sinal de chegada, era contagiante a alegria e expectativa, transbordando nos milhares de olhares brilhando. Acompanhado da grande turma do Pinóquio, do mascote mais famoso do Vale do Aço, o cachorro Bolacha, e uma banda, o Noel fez uma bela caminhada passando por todo o estacionamento até a portaria 3 animando o público. Euler Santos, morador do bairro Ideal, em Ipatinga, acompanha sempre a chegada do Papai Noel no Shopping Vale do Aço. “A gente se emociona em ver a alegria dos nossos filhos ao encontrar o Papai Noel. A chegada do bom velhinho é festa do ano para as crianças”, disse.

A magia do Natal continua no mall até dia 06 de janeiro com atrações divertidas. A cada R$ 60,00 em compras os clientes tem direito a dar uma volta no trenzinho que passa pelo mall acompanhados pelo personagem Pinóquio. Além disso, podem visitar a Oficina do Gepeto, personagem criador do Pinóquio, localizada em baixo das escadas rolantes próximo a loja Marisa. Um outro  trenzinho que passeia dentro da decoração da portaria principal, faz a alegria dos pequeninos por apenas R$ 10,00. E ainda conta com um poço de desejos, onde os clientes podem jogar moedas e fazer um pedido. Toda a arrecadação do poço dos desejos será destinada para a Associação João Paulo XXIII.

 

 

 

Página 8 de 34