Folha do Comércio

Você está aqui: Vale do Aço

Aciapi e CDL estarão no bairro Horto

Postado em 12-01-18

Depois da bem-sucedida primeira ação do programa Aciapi-CDL Sempre Ao Seu Lado, no

Canaã, o bairro Horto foi o escolhido para receber a equipe das entidades. O trabalho será

iniciado no dia 15 (segunda-feira) deste mês.

Composto por muitos edifícios comerciais e por estabelecimentos de profissionais liberais

(como escritórios de advocacia, contabilidade, clínicas e consultórios), o bairro Horto

representa um importante polo comercial e de prestação de serviços na cidade de Ipatinga.

Deste modo, a Aciapi e CDL irá promover o levantamento das principais demandas da classe

empresarial do bairro e apresentar aos associados e não associados serviços exclusivos das

entidades.

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de

Ipatinga (Aciapi), Cláudio Zambaldi, informa que a equipe estará empenhada na ação durante

toda a semana. “Do dia 15 ao dia 19 estaremos presentes nas ruas do Horto, indo em cada

estabelecimento comercial para ouvir os empresários, suas necessidades e anseios. Temos a

certeza de que, assim como foi no Canaã, a classe empresarial do bairro estará disposta a

buscar melhorias junto à Aciapi e CDL”, pontua Cláudio.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga salientou

que o programa visa alcançar os principais polos comerciais de Ipatinga. “O nosso objetivo é

percorrer, ao longo do ano, todas as regiões da cidade para promover a integração da classe

empresarial, fortalecimento do associativismo e da representatividade dos empresários

perante os demais setores da sociedade”, avalia José Carlos.

Recuperação de nascentes em Ipagtinga

Postado em 12-01-18 às 17h35

Em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), a Prefeitura de Ipatinga vem desenvolvendo no município o Programa ‘Rio Vivo’, parte de um amplo leque de ações voltadas para a recuperação ambiental que contempla várias regiões do município.

Os recursos para viabilização das ações são assegurados na cobrança pelo uso da água. A iniciativa conta com o apoio técnico do IBIO, agência do Comitê da bacia Hidrográfica do Rio Doce que trabalha para promover a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Por meio da iniciativa, deverão ser contempladas 150 propriedades rurais do município com a implantação de tecnologias de infiltração e armazenamento de água - as chamadas barraginhas, que também servem para o controle de atividades geradoras de sedimentos e instalação de caixas secas; expansão do sistema de saneamento, com tratamento de esgoto e água, além de projetos de recuperação de nascentes, monitoramento e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP).

O objetivo final do Programa é revitalizar os corpos d’água das localidades contempladas, aumentando a quantidade e qualidade dos recursos hídricos, promovendo o aumento da infiltração e armazenamento das águas de chuva no solo e, ainda, controle do carreamento de sedimentos para corpos d’água.

Prioritariamente, o Programa ‘Rio Vivo’ contempla os imóveis rurais pertencentes às comunidades de Pedra Branca, Ipaneminha e Tribuna, onde existam nascentes ou próximos aos cursos d’água.

A apresentação do Programa tem acontecido em visitas realizadas nas propriedades e reuniões com as comunidades. Neste encontros é que são realizados os diagnósticos de cada situação. A implementação das ações é definida para os imóveis cujos proprietários façam adesão.

A reunião mais recente aconteceu na quarta-feira,10, na Escola Municipal João Reis, no bairro Limoeiro, onde os proprietários rurais das localidades priorizadas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas.

Importante instrumento de apoio

Maria da Penha Nogueira, proprietária de um imóvel que fica na divisa das comunidades rurais de Pedra Branca e Tribuna, era uma das participantes. No local já foi diagnosticada a existência de cinco nascentes. Tão logo ela conheceu a proposta, realizou a adesão.

“Estou muito animada com o Programa. Temos que ter consciência e fazer tudo que pudermos para recuperar a natureza, que vem sendo destruída pelos seres humanos. Devemos evitar também que o gado pisoteie os nossos cursos d’água, pois isso é uma das causas destruição das nascentes. O Programa mostra que podemos aproveitar a água que escorre dos morros, por meio das barraginhas. Ela infiltra na terra e volta a abastecer o curso d’água,evitando ainda o carreamento de terra que provoca assoreamento dos ribeirões provenientes das zonas rurais de Ipatinga”, comenta a moradora.

Mudança fortalece governo municipal de Fabriciano

Postado em 12-01-18 às 12h11

Xingozinho assume secretaria de Desenvolvimento Econômico a convite do prefeito Marcos Vinicius e já apresenta propostas para atrair investimentos e projetos para a cidade

Leandro Xingó, o Xingozinho (PSD), vereador por dois mandatos e ex-presidente da Câmara, assume a Secretária de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Coronel Fabriciano. O anuncio oficial foi feito na quinta-feira,11, às 17h, no Plenário da Câmara Municipal. Xingozinho aceitou o convite do prefeito  Marcos Vinicius para assumir a pasta no Executivo Municipal e se licenciou do cargo de vereança. A sua cadeira no Legislativo será ocupada pelo vereador suplente e ex-prefeito, Paulo Antunes.

A ida do ex-presidente da Câmara para a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico fortalece o governo municipal. O novo secretário teve uma gestão positiva e bastante elogiada enquanto presidente da Câmara, conseguindo implantar projetos importantes, desenvolver ações que fortaleceram o Legislativo, além de ser atuante na tramitação de projetos de interesse da comunidade e que garantiram a vinda de recursos para a cidade que possibilitaram, por exemplo, a reabertura do Hospital Dr. José Maria de Morais.

“Tenho acompanhado de perto o esforço do prefeito Dr. Marcos Vinicius, e da sua equipe, para colocar Fabriciano nos trilhos do desenvolvimento novamente. Compartilho, acreditei e acredito no projeto do governo municipal ‘Novos Tempos para Coronel Fabriciano’, defendido em 2016. Agradeço a confiança depositada no nosso nome e a crença de um projeto maior, que abrange todo o Vale do Aço. Assumimos a secretaria com a responsabilidade em fazer o melhor possível em prol de Coronel Fabriciano, de maneira integrada a região Metropolitana do Vale do Aço”, afirma Xingozinho.

Segundo o prefeito Marcos Vinicius a vinda do vereador Leandro Xingó, Xingozinho, para o Executivo vai oxigenar a secretaria de municipal, sobretudo, num momento de crise financeira e em que é preciso buscar novas ideias e investimentos para alavancar o crescimento da cidade. “O Xingozinho é novo, tem boas iniciativa e um perfil bem determinado, características importantes para a gestão desta pasta. Além de disso é muito comunicativo, têm convicção e compactua com o nosso projeto de governo”, defendeu o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius.

Ex-prefeito Paulo Antunes

Um dos motivos que levou o vereador Leandro Xingo a aceitar o convite do prefeito foi também o fato de que seu suplente na atual legislatura ser o ex-prefeito Paulo Antunes. “Além da motivação de poder assumir uma secretaria importantíssima para o desenvolvimento do município, me sinto abençoado pelo fato do meu substituto ser uma pessoa que admiro e respeito. Tenho orgulho de poder homenageá-lo com essa oportunidade. O Paulo Antunes faz parte da história de Fabriciano e temos que reconhecer seus feitos nas oportunidades em que foi prefeito da cidade”, salientou o novo secretário.

Proposta de trabalho

Em seu discurso, o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro Xingó, antecipou as áreas e projetos estratégicos prioritários na sua gestão. “O foco principal é promover a geração de emprego e renda para a cidade. Para atingir esta meta, vamos apoiar os que empreendem e os que desejam empreender, melhorar o atendimento aos micro e pequenos empresários, buscar uma maior aproximação com o Sistema S, entidades e instituições para oportunizar a capacitação aos jovens e adultos para o mercado de trabalho.

Vamos desenvolver atividades para fomentar o turismo e cultura, valorizando o patrimônio artístico e cultural, atrativos naturais, gastronomia e hospitalidade do povo fabricianense e também vamos buscar uma maior integração do município de Coronel Fabriciano com a Região Metropolitana do Vale do Aço, buscando parcerias e oportunidades para o crescimento conjunto.”, explica Xingozinho.

Conselho Cultural de Ipatinga é empossado

Postado em 12-01-18 às 12h05

- Foram empossados na quinta-feira,11, na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, os membros titulares e suplentes do

Conselho Municipal de Política Cultural de Ipatinga, para o biênio 2018-2019.

Os novos membros do Conselho receberam as boas-vindas do secretário de Cultura, Esporte e lazer, Carlos Oliveira, que enfatizou a importância do grupo para a implementação de ações mais prioritárias e eficientes na área.“Quero dizer que nossa secretaria está aqui para trabalhar em equipe e de portas abertas para ajudar a todos no que for possível para agregar um futuro promissor para a cultura o nosso município”, enfatizou.

Durante o evento, os novos conselheiros receberam um certificado de posse das mãos do diretor de Cultura, Francisco Netto, e assinaram um termo de compromisso com o Conselho.

O Conselho Municipal de Política Cultural acata as resoluções da 6ª Conferência Municipal da Cultura, realizada no ano passado. O evento aprovou a minuta do Plano Municipal de Cultura, definiu as principais políticas e demandas do setor para os próximos anos e suas deliberações servem de base para o debate das ações culturais no âmbito municipal.

Representantes da sociedade civil Foram eleitas pela sociedade civil, no segmento Entidades, Instituições, Associação, Cooperativa e Clubes: Maria Rosa de Fátima Sales Fonseca (titular) e Fernanda Coelho Carvalho (suplente).

Para o núcleo dos Grupos Mantenedores de Festas Tradicionais de Rua e Folclóricas foram escolhidos Geraldo Santos (titular) e

Damiana Pimentel Silva (suplente).

No segmento da Dança, o titular é Douglas Evangelista de Oliveira e o suplente Wesley Luiz Costa Ribeiro.

Para o núcleo de Artes Visuais e audiovisuais (artes plásticas, artesanato, artes gráficas, fotografia, cinema, vídeo, rádio e mídias virtuais), Josélia Climene Rodrigues Moreira Duarte é a titular e o suplente é Matheus Ferreira Matos. Outros titulares, com respectivos suplentes, são: Literatura - Lilian Cristina Almeida Silva e Claudia Aparecida Souza de Castro; Teatro/Circo - Elias Ferreira da Silva e Antônio Amaro Alves; Música - Wanderson Alves dos Santos e Wanderson Franco; Produtores Culturais, Empreendedores e Entidades de Caráter Multicultural, Difusão, Produção e Fomento - Leila Aparecida Cunha e Shirley Maclane Nunes Brito.

Representantes do poder público municipal

Os representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer são os seguintes: Titulares - Edvone Clara de Almeida, José Francisco Ferreira Neto, Neuza Bento Valentim e Guilherme Correia Novaes. Suplentes - Marlene Silva Brum, Rogério Rodrigues de Oliveira, José Mauro Cardoso de Oliveira e Joaquim Thiago de Oliveira Júnior.

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo: Adilson Marcelino da Cunha (titular) e Maria das Graças Benkenstein (suplente); da Secretaria Municipal de Governo: Titular - Sebastião Djalmas Martins, e Suplente - Ivanilda Claudina de Pinho; da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal - André Fernandes de Almeida e Acir Hebert Gomes da Silva.

Cenibra contrata estagiário

 

Postado em 12-01-18 às 11h52

Programa Profissional do Futuro oferece oportunidade para inserção no mercado de trabalho

No início deste mês, mais de 70 estagiários foram contratados pela Cenibra contrata estagiário . O Programa Profissional do Futuro contempla vários cursos de nível superior e técnico. O Programa visa oferecer oportunidade ao estudante de completar sua formação acadêmica, adquirindo informação de mercado, acesso à tecnologia de ponta, ampliando a visão de mercado dos estudantes.

O diferencial do Programa é o Plano de Desenvolvimento, que oferece uma série de treinamentos aos estagiários, constante acompanhamento de um orientador e também a oportunidade de apresentação de projetos desenvolvidos na área de formação no Seminário Técnico com Estagiários, para divulgação do potencial ao mercado e também para empresas parceiras da Cenibra .

A Empresa oferece também os seguintes benefícios: Bolsa Auxílio-Estudante, Transporte Seletivo para várias cidades da região, Uniforme, Seguro Obrigatório e Alimentação na Fábrica.

Com esta iniciativa, a Cenibra não só investe no futuro, mas proporciona o aperfeiçoamento do conhecimento adquirido na escola, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

Quintão recebe parceiros que contribuíram para Projeto Natal para Todos

Postado em 11-01-18 às 13h49

O prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, e representantes da  Secretaria de Assistência Social receberam na quarta-feira,10,diversos segmentos da sociedade para uma prestação de contas do Projeto Natal para Todos, executado em dezembro de 2017. Estavam presentes empresários, líderes religiosos, vereadores e também representantes da Polícia Militar. Foram apresentados no encontro os registros fotográficos de todos os eventos.

Na ocasião, o prefeito de Ipatinga juntamente com José Osmir de Castro, responsável pela pasta da Assistência Social, agradeceu a todos os envolvidos nas iniciativas solidárias, e fez questão de salientar a importância de todos se unirem em prol do bem-estar da população.

O secretário citou nominalmente cada um dos estabelecimentos e organizações que contribuíram para o sucesso da campanha, como O Boticário, Lojas Rede, academia Conexão, loja Cinderela, restaurante Mineiríssimo, loja Pintou Novidades, cooperativa Consul, Padaria Horto, Igreja Assembleia de Deus Missão em Cristo, Centro de Reabilitação Obra de Amor, Eptom e Parusia.

Ainda, da coordenadora do Projeto Social Mãos de Sonho, os cantores que animaram os encontros do Natal para Todos e os

vereadores Jadson Heleno Moreira e Franklin Campos de Meireles, também contribuintes. Ele também agradeceu o empenho do Departamento de Proteção Social Especial (Depsoe) e da Polícia Militar na realização do Projeto .

Projeto

O Departamento de Proteção Social Especial gestou o projeto “Natal para Todos” em parceria com a Polícia Militar. Houve atividades de recreação e confraternização para a população em situação de rua, assim como idosos atendidos pelas instituições públicas e crianças dos abrigos durante todo o mês de dezembro.

A programação teve início no dia 13, no Lar dos Idosos Ação Evangélica, prosseguindo no dia 15, no ginásio Ely Amâncio, do

Centro Cultural e Esportivo 7 de Outubro, com atividades voltadas para as pessoas que vivem em situação de rua no município.

No dia 18, a festa aconteceu no Lar dos Idosos Paulo de Tarso. Dia 19, o evento foi dirigido às crianças dos abrigos Associação Beneficente Atalaia, Ação Social SOS Família e Educandário Família de Nazaré (EFAN) e, no dia 20, foi a vez dos idosos do Lar Divina Providência, da Sociedade São Vicente de Paulo.

Solidariedade

Eber Martins, representante das Lojas Rede, testemunhou: “Nos nossos estabelecimentos, sempre temos este engajamento nosentido de ajudar o próximo. Há um marcante foco na ação social. Sempre que empreendemos alguma iniciativa para o bem da comunidade, ao mesmo tempo acabamos obtendo um respaldo positivo para a loja. Entendemos que ajudar é sinal de crescimento e assim é que já estamos com 50 lojas no estado de Minas Gerais”.

José Geraldo Nunes, representante da loja Cinderela Calçados, comentou: “Este projeto é de grande importância para nós. Temos que nos envolver, dar nossa contribuição para o êxito das ações sociais de nossa cidade. Fico muito honrado de ajudar, porque também já fui ajudado por outras pessoas. Felizmente nunca estive em situação tão fragilizada quanto vimos serem vivenciadas por alguns, mas tive ajuda no meu comércio, entre outras coisas. Se fui ajudado, me sinto obrigado a ajudar o próximo”, conclui.

Emissoras de rádio AM terão 180 dias para pedir migração para FM

Postado em 11-01-18 às 12h47

O governo federal anunciou que vai publicar um decreto, dando um prazo de 180 dias, para que os proprietários de rádios migrem da faixa AM para a FM. Até o momento, das 1.781 rádios AM no Brasil, 1,5 mil solicitaram a mudança. Para fazer esta migração, os radiodifusores vão ter que pagar entre R$ 8,4 mil e R$ 4,4 milhões, que é o valor da diferença entre as outorgas de AM e de FM.

Além disso, as emissoras também terão que adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal. Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, o governo abriu linhas de financiamento para que as empresas comprem esses equipamentos e consigam fazer a migração. Para ele, a partir de agora, todos vão ter a oportunidade de fazer esta mudança.

“Nós estamos publicando um decreto. Este decreto dará um prazo de 180 dias para que as rádios se cadastrem. Aquelas que tem o interesse em fazer a migração e nós iremos iniciar ainda no presente ano a migração. É evidente que em algumas cidades, em especial as grandes cidades, com os canais congestionados, nós vamos dar a faixa estendida; isto já está sendo estudado. Todos terão a oportunidade de fazer a sua migração a partir de agora. Muitos já fizeram e aqueles que não fizeram, terão a oportunidade com a publicação deste decreto.”

Para isto, os radiodifusores terão que assinar um termo com o ministério, apresentar uma proposta de instalação da FM e pedir para a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, a permissão para usar a radiofrequência.

2° Encontro de Beer & Food Truck Solidário de Ipatinga

Postado em 10-01-18

Acontece no dia 20 de janeiro, em Ipatinga, mais um ‘Encontro de Beer & Food Truck Solidário’ uma parceria entre a produtora Trem Mineiro e Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

O início do evento está programado para as 16h, na avenida Estados Unidos, bairro Cariru. Os participantes devem contribuir

com um quilo de alimento não perecível. Todos os produtos arrecadados serão destinados à Casa de Apoio e Prevenção ao Câncer Se Toque.

Para o 2° Encontro de Beer & Food Truck Solidário estão previstos 12 carros Truck (Beer e Food). A animação ficará por conta de bandas regionais, com três shows musicais. Outra atração é a exposição de carros antigos e motoclubes da região.

As crianças também terão seu espaço. Haverá brinquedos infláveis, como piscina de bolinhas, cama elástica, entre outros, para entreter os pequenos. O espaço kids contará com monitores qualificados.

Atenção ao trânsito

Para a realização do 2° Encontro de Beer & Food Truck Solidário a avenida Estados Unidos será interditada já na sexta-feira, dia 19, a partir das 16h, para montagem das estruturas que serão usadas no evento. O bloqueio ocorre até domingo (21), para a segurança dos participantes do encontro.

Festival de Verão Vale do Aço terá mais de 60 atrações

Posgtado em 09-01-16 às 17h30

Venda de ingressos para espetáculos de teatro, dança e música começam nesta terca,9

As férias vão ficar mais divertidas com o Festival de Verão Vale do Aço 2018. A terceira edição do evento vai oferecer diversão com mais de 60 atrações diversificadas, para todos os públicos. A programação será realizada no Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin, entre os dias 17 de janeiro e 11 de março.

Teatro, dança, exposições, música, oficinas gratuitas e um espaço com jogos pedagógicos são as atrações em cartaz neste evento que já integra o calendário cultural e turístico da região. O Festival tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Realizado pelo Instituto Cultural Usiminas, o Festival de Verão terá apresentações regionais e de vários estados brasileiros. A seleção das atrações foi feita por uma comissão que avaliou as propostas encaminhadas por meio do edital do Festival. O número de grupos inscritos, mais uma vez, superou os candidatos do ano anterior.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que o evento desperta a cada ano que passa, mais interesse em produções locais e nacionais.

“Recebemos propostas de várias regiões do Brasil e procuramos fazer uma seleção que ofereça ao público uma programação de qualidade e diversificada. O Festival de Verão é uma importante vitrine para talentos de todo o país, além de ser opção de lazer com qualidade para a região”, declara a diretora.

A atração de abertura do Festival de Verão Vale do Aço será a banda “Trios” no dia 17 de janeiro, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, às 20h, e a programação segue até o dia 11 de março. As vendas de ingressos para todos os eventos do Festival começam no dia 9 de janeiro em diversos pontos de venda e pelo site eventim.com.br.

Oficinas

O Festival de Verão terá atrações educativas gratuitas para toda a família. Ao todo serão 13 oficinas, com temas variados: desenhos, confecção de mandalas, bordado, teatro, dança, canto, interpretação e forma lúdica, produção de formas e cenários. Os interessados em participar devem se inscrever pelo telefone: 31.3824.3731. Além das oficinas será montado no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, um espaço especial com jogos pedagógicos para o público.

Exposições

O Festival de Verão receberá duas exposições, com visitação gratuita. Na galeria do Teatro Zélia Olguin, os artistas Deborah Carla Gomes Lima Oliveira e Jefferson Cobert Gomes Lima, de Minas Gerais, vão apresentar um trabalho feito de papel machê, a exposição “Rostos e formas – marcas e histórias”, retrata povos, culturas e a história de épocas (máscaras), entre os dias 17 de janeiro e 11 de março.

A exposição “Bem bordado” mostra obras criadas a partir da provocação feita pelo designer gráfico Hérique Assis e a estilista visual Vanuza Bárbara a artistas locais. A exposição apresenta uma identidade gráfica para a região por meio das obras elaboradas a partir de materiais alternativos vinculados ao conceito de sustentabilidade. Ela será no Foyer do Centro Cultural Usiminas, entre 17 de janeiro e 5 de março.

A programação completa do Festival de Verão pode ser acessada no site www.institutoculturalusiminas.com. Mais informações: 31.3822.3031.

Página 2 de 34